Colômbia: Farc e governo estão perto de selar um ponto de acordo 

O antigo vice-presidente da Colômbia Humberto de La Calle assegurou, em Bogotá, que o primeiro subponto do acordo está a ponto de ser finalizado para a política de desenvolvimento agrário integral nos diálogos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP). 

Humberto de la Calle, chefe da delegação do Governo colombiano - TeleSUR

Em um encontro com a Sociedade de Agricultores do país, o chefe da equipe governamental no processo de diálogo afirmou que o tema mais complexo dentro deste ponto, o acesso e urso da terra, quase está finalizado.

Leia também:
Farc pedem construção da paz com justiça social na Colômbia

“Quero esclarecer que os restantes temas são mais quantitativos e correspondem a uma discussão que não geram as tensões do primeiro ponto”, disse La Calle.

A questão agrária, que ambas as partes consideram determinante para impulsionar a integração nas regiões e o desenvolvimento equitativo, conta com cinco outros apartados, entre eles o do desenvolvimento social, que abarca a saúde, a educação, a habitação, a erradicação da pobreza e o sistema de segurança alimentar.

“Quero ser cauteloso e não gerar expectativas”, completou o político, que esteve acompanhado por outro membro da sua equipe na mesa de conversações, o Alto Comissário para a Paz Sergio Jaramillo.

Durante o encontro De la Calle agradeceu à Sociedade de agricultores seu apoio ao foro de política agrária organizado pelas Nações Unidas em Bogotá em dezembro de 2012.

O antigo vice-presidente realiza esta semana uma rendição de contas sobre o processo de paz. Nesta sexta-feira (5) se reunirá na Casa de Nariño com as centrais trabalhistas.

Depois de várias semanas de recesso, a guerrilha e o governo começarão no próximo 18 de abril o oitavo ciclo de conversações, que têm como países garantidores Cuba e Noruega, e Venezuela e Chile como observadores.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz 

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho