Venezuela: Nicolás Maduro apresenta novo gabinete
Um renovado gabinete de governo começará, nesta segunda-feira (22), seu trabalho sob o comando do presidente Nicolás Maduro, cuja agenda propõe a construção de uma Venezuela economicamente eficiente e caracterizada pela paz e estabilidade social.
Publicado 22/04/2013 15:53

Com olhar nesses objetivos, o mandatário chamou a sua equipe executiva -anunciado a véspera- a trabalhar a partir desta segunda-feira com dinamismo e "pés de chumbo", bem estabelecidos na realidade.
O presidente designou Alejandro Fleming como novo Ministro do Comércio; a doutora Isabel Iturria, diretora fundadora do Cardiológico Infantil Dr. Gilberto Rodríguez, como Ministra da Saúde, e Dante Rivas novo titular do Ambiente.
Igualmente, foi nomeado Reinaldo Iturriza como ministro para as Comunas e Proteção Social; enquanto o Ministério do Esporte será assumido pela atleta olímpica Alejandra Benítez. Félix Osorio foi designado como titular de Alimentação; enquanto Andrés Izarra terá sob sua bajo sua responsabilidade o Ministério d0 Turismo.
Por sua vez, Pedro Calzadilla pasará para o Ministério da Educação Universitária, o músico Fidel Barbarito estará encarregado do Ministério da Cultura. Maduro informou que o engenheiro agrônomo Iván Gil assumirá o Ministério da Agricultura e Terras; o novo ministro para as Relações Interiores e Justiça será o general Miguel Rodríguez Torres.
Também anunciou que Héctor Rodríguez assumirá o Ministério da Juventude; Andreína Tarazón será a ministra da Mulher e Igualdade de Gênero; Jesse Chacón se encarregará do Ministério para a Energia Elétrica.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será dirigido por Manuel Fernández, o general Hebert Josué García Plaza é o novo ministro para o Transporte Aquático e Aéreo. Maduro separou os ministérios de Planejamento e Finanças , que serão dirigidos por Jorge Giordani e Nelsón Merentes, respectivamente.
A nova equipe ministerial caracteriza-se pela juventude da maior parte de seus integrantes, uma característica que Maduro destacou por sua importância para o futuro do processo revolucionário venezuelano.
Deste dia também arrancará o alistamento de novas estruturas governamentais como as seis grandes Regiões de Desenvolvimento Integral em que estará dividido o país para a coordenação de diversas questões.
O presidente Maduro declarou ao anunciar seu gabinete no domingo que os novos métodos apontarão para a implementação do anunciado "governo de rua" e expressou sua confiança neste "esquema de direção de alto nível" para as tarefas político-administrativas.
Maduro afirmou que os objetivos reitores de seu mandato são os do Programa da Pátria 2013-2019, planejado pelo falecido presidente Hugo Chávez.
O projeto enuncia como princípios a consolidação da independência nacional, a continuidade do "socialismo bolivariano do século 21", a conversão de Venezuela em uma potência no marco latino-americano e caribenho, a luta por um mundo multicêntrico e pluripolar, e o cuidado de toda forma de vida: em particular, da humanidade.
Com Agências