UEFS sedia audiência sobre dia do documentarista brasileiro

Na segunda-feira (20/5), será realizada a terceira e última audiência para debater a instituição do dia 7 de agosto, no calendário cultural, como Dia Nacional do Documentarista Brasileiro. O encontro acontece às 16h, no auditório do módulo VI, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana, na Bahia.

Requerida pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a audiência pública foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Para a autora, a instituição do dia dará maior “visibilidade e o reconhecimento histórico da obra nacional que figura entre as mais ricas do mundo” e possibilitará o fomento e a difusão das produções, “promovendo a integração cultural, e a mobilização de diversas comunidades pela causa, facilitando assim a inclusão e o acesso da população à cultura”.

A ex-presidenta da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD Nacional), Solange Souza Lima, afirma que a proposta de criar esse dia “é fundamentalmente para refletir sobre o documentário, sobre a importância dele e pra onde a gente vai nesse mundo tão moderno em que todos podem documentar”.

A escolha da data aconteceu após votação, realizada com as 27 ABDs e pelos cineastas que se manifestaram. O nome de Olney São Paulo, nascido em 7 de agosto de 1936, na região de Feira de Santana, atualmente município de Riachão do Jacuípe, Bahia, foi o mais votado. Cineasta e documentarista influenciado pelo neo-realismo italiano, Olney dirigiu vários filmes, dentre eles "O Grito da Terra" em 1964 e "Manhã Cinzenta" em 1968/69, este último pivô de um incidente que custou a vida ao seu diretor.

A atividade faz parte das exigências legais da tramitação de projetos de lei que instituem datas nacionais comemorativas na Câmara dos Deputados. Foram convidados para a audiência reitores de universidades federais e estaduais, secretários de Cultura, cineastas, entre outros.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom – Alice Portugal