Moradores de Rio Doce recebem orientações sobre a hanseníase
Um caminhão com uma equipe de dermatologistas e equipado com consultório e laboratório, estará no dia 18 (terça-feira), das 8h às 16h, na comunidade de Rio Doce. O objetivo é detectar, precocemente, os portadores de hanseníase que se encontram sem tratamento.
Publicado 13/06/2013 11:54 | Editado 04/03/2020 16:56
Na ocasião, profissionais de saúde irão oferecer atendimento gratuito para o diagnóstico da doença. Em casos positivos, os pacientes serão encaminhados para Unidades de Saúde da Família (USF) e para as Policlínicas Barros Barreto e São Benedito, centros de referência em tratamento da doença em Olinda.
A ação é fruto da parceria da Coordenação Municipal de Hanseníase com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades voltadas para a eliminação da doença.
Hanseníase
É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada pode causar cegueira e incapacidade física (atrofiamento dos membros). Em 2012 foram diagnosticados no Estado, 2.561 novos casos, destes, sendo 191 computados em Olinda.
Serviço
Carreta do MORHAN
Local: Rio Doce, rua Fenelon Ático Leite (feira de Rio Doce), com a rua Jules Rimet (rua da feira da Sulanca).
Horário: 8h às 16h
Fonte Site da PMO