Colóquio discute movimentos sociais e partidos de esquerda na AL

Uma parceria entre União Brasileira de Mulheres (UBM) e a Federação Democrática Internacional de Mulheres (ORFDIM) traz para Salvador o colóquio internacional “O movimento de mulheres e os partidos de esquerda nos governos da América Latina”. O evento está marcado para os dias 25 (quinta) e 26 (sexta) desse mês, no Ministério Público do Estado (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O objetivo do colóquio é discutir o papel dos movimentos feministas e de mulheres diante da nova realidade de governos de esquerda e progressistas na América Latina (AL). A organização justifica que a nova realidade provoca “novos desafios aos movimentos sociais e partidos de esquerda, que devem se debruçar na busca de respostas para os obstáculos e potencialidades abertos por este novo ciclo político”.

Entre os participantes, estão representantes de Argentina, Brasil, Cuba, El Salvador, Equador, Uruguai e Venezuela. Serão cerca de 20 mulheres, que, de acordo com a organização, possuem “rica trajetória no movimento feminista e de mulheres em seus países e internacionalmente, e no movimento social, para lançar luz sobre a relação entre os governos de esquerda e os movimentos sociais”.

Programação

A abertura e a primeira mesa de debates acontecem na quinta-feira, a partir das 9h, com uma discussão sobre “Os Governos de Esquerda e os Movimentos Sociais”. À tarde, a partir das 14h, a mesa discute “O Movimento Feminista e a Integração Regional”.

Na sexta-feira, as atividades começam às 9h com um City Tour. Às 14h, acontece uma reunião da Oficina Regional da FDIM para América Latina e Caribe, responsável pelo colóquio, que encerra a o evento.

A organização explica que o encontro é aberto e que a outras entidades do movimento social e feminista brasileiro, mesmo que não sejam filiadas ou associadas à FDIM, também podem participar.

Parceria

O evento conta com o apoio da SPM- BA (Secretaria de Politicas para as Mulheres do Governo do Estado da Bahia); SETRE (Secretariado do Trabalho, Renda e Esporte do Estado); SETUR (Secretaria do Turismo); MP-BA; CTB (Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil); Bahiatursa e Bahiagás.

De Salvador,
Erikson Walla