Reunião da Comissão Política discute desafios e ações do PCdoB-BA
A Comissão Política do PCdoB-BA se reuniu, durante todo o último domingo (18/8), no Centro de Estudos Loreta Valadares, em Salvador, para discutir os últimos acontecimentos políticos nacionais e estaduais. O encontro serviu, também, para um debate sobre as mobilizações do Partido para o 13º Congresso Nacional e para as eleições de 2014.
Publicado 19/08/2013 15:35 | Editado 04/03/2020 16:16
Na reunião, foi definida a postura do PCdoB frente aos problemas enfrentados pelos governos Dilma e Wagner e reiterada a intenção de eleger três deputados federais e quatro estaduais nas eleições do ano que vem. A importância da construção de um diálogo com a população do interior do estado, principalmente sobre o temário do 13º Congresso, também foi defendida.
O Vermelho entrevistou o presidente do PCdoB-BA, o deputado federal Daniel Almeida, que comentou essas e outras questões tratadas no encontro de domingo. Confira.
A Reunião
Nós tratamos de dois pontos: a atualização da conjuntura política e a atualização do projeto eleitoral para 2014, considerando que somos parte de um projeto nacional, liderado por Dilma e que enfrenta algumas dificuldades, nesse momento, mas que é o principal projeto que corresponde ao interesse do Brasil. Portanto, a nossa luta é de unificação da base do governo Dilma, de diálogo com a sociedade, de acolher as demandas das ruas e procurar caminhos e canais para atender a essas demandas.
Governo Wagner
Consideramos também a nossa participação na política da Bahia e as dificuldades que o Governo do Estado encontra no campo financeiro, com o contingenciamento que foi anunciado, mas buscando manter o ritmo das ações. A nossa militância, os nossos quadros, os nossos gestores que estão no governo vão contribuir e atuar nessa direção, buscando também o atendimento aos prefeitos e da população, especialmente, do interior.
Eleições 2014
Avaliamos o balanço da eleição de 2014, ajustando a distribuição de áreas de campanha eleitoral dos três candidatos a deputado federal, distribuindo os militantes e o quadro do partido em torno essas candidaturas, sinalizando condições favoráveis para a eleição dos três.
Eleições 2014 na Bahia
Fizemos também um balanço sobre a construção da nossa chapa de deputados estaduais. Essa chapa está em construção e a orientação é de se fazer, até o final de setembro, um grande esforço de ampliação dessa chapa. [Vamos] Convocar pessoas, militantes, quadros, vereadores, candidatos a prefeito da eleição passada, ex-prefeitos, enfim, para que essa chapa seja ampliada e que fortaleça o nosso projeto, cujo objetivo é eleger cinco deputados estaduais. Esse foi um debate central da Comissão Política.
Conferências para o 13º Congresso
Ao lado disso, se tomou medidas a respeito da Conferência [Estadual]. A mobilização da militância para participar da conferência, o esforço para que as conferências [municipais] tratem do tema central que é objeto do 13º Congresso Nacional, que são as teses, destacando os 10 anos desse Governo Lula e Dilma. Fazemos um grande esforço para qualificar esse debate nas conferências e combinar isso com os debates locais e regionais, mas priorizando o debate sobre as teses. Há também um esforço de agendamento das nossas conferências para que sejam realizadas até o dia 22 de setembro. Essa é a orientação que deliberamos.
Balanço
Além disso, fizemos um balanço de quantas conferências [municipais] já estão marcadas e a distribuição de quadros para o acompanhamento dessas conferências no interior, levando em conta a prioridade a municípios com maior densidade populacional.
Nova direção
Tratamos também do balanço da atual direção, os critérios e a construção de uma nominata, que será apresentada à Conferência Estadual para a eleição do próximo Comitê da Bahia.
Entrevista a Erikson Walla
Da redação de Salvador.