Publicado 16/09/2013 21:12 | Editado 04/03/2020 17:07

Com a visita, a comitiva objetiva proporcionar o resgate da história e da memória do ex-prefeito, que em nome da Aliança Nacional Libertadora (ANL), exerceu a chefia do poder Executivo Municipal da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, por apenas 3 dias, tempo suficiente para entrar na galeria dos mártires da repressão e do autoritarismo do governo Vargas.
A homenagem pretendida pelo Partido Comunista do Brasil ao ex-prefeito José Bento de Oliveira representa o compromisso histórico, humanitário e também sentimental, tendo em vista à memória preservada pelos seus familiares e, sobretudo, a importância e a necessidade de repor a verdade dos fatos e o devido reconhecimento das personalidades que contribuíram com a sua participação social e política, em dado momento da nossa história.
A iniciativa de reconhecimento do PCdoB à trajetória do ex-prefeito José Bento ocorre no momento em que o Estado brasileiro busca saber o que verdadeiramente aconteceu com os patriotas e lutadores do povo, vítimas das ditaduras instaladas no Brasil ao longo de períodos históricos do século passado (Sec. XX), sendo a Comissão da Verdade o instrumento mais recente criado pelo Estado Democrático de Direito, capaz de propiciar ao conjunto da sociedade brasileira, e em especial às organizações políticas e sociais e aos familiares o que realmente motivou a violência a que foram submetidos seus entes queridos.
Por iniciativa e proposição legislativa do Senador Inácio Arruda do PCdoB do Ceará, o Congresso Nacional aprovou e recentemente devolveu simbolicamente o mandato do Senador Luiz Carlos Prestes e dos 14 Deputados Federais pertencentes à legenda do Partido Comunista do Brasil – como gesto de reconhecimento do arbítrio e da injustiça praticados contra a liberdade e a democracia, visto que os mandatos conquistados em 1945 foram frutos do voto livre dos trabalhadores e do povo brasileiro, e cassados em 1948.
Imbuídos desta conquista de natureza civilizatória e democrática, o PCdoB propôs aos familiares do ex-prefeito José Bento de Oliveira uma homenagem colocando o seu nome no Auditório do Comitê Municipal do Partido, que em breve será inaugurado em São Gonçalo do Amarante/RN.
Diante da proposta de homenagem do PCdoB, os filhos Epitácio e Edivaldo de pronto aceitaram a homenagem ao seu pai. “De 1935 até o presente são 78 anos de espera, nunca o nosso pai foi reconhecido ou homenageado, agora o PCdoB faz este resgate importante para a história e principalmente para a família de José Bento de Oliveira ”.
Emoção e resgate da história
A tarde de 7 de setembro na casa de Epitácio, que se encontrava cheia de familiares e amigos, foi um momento histórico importante e ao mesmo tempo carregado de emoção e saudades. Visivelmente emocionados, os irmãos Epitácio e Epitácio agradeceram “a homenagem e o trabalho de resgate que está sendo feito da memória do nosso pai, que há muito desejamos que a história desse cidadão são-gonçalense fosse contada e registrada, para que as pessoas e as gerações futuras tenham conhecimento do seu legado político e humano”.
Preservação da memória histórica
Integrante da comitiva, a professora e escritora Iaponira Peixoto de Brito, que fez longa entrevista com os filhos Epitácio e Edivaldo, netos e demais familiares, avaliou a visita como “muito proveitosa, onde nos foram transmitidas informações valiosas e imprescindíveis para a compreensão da histórica e política de um determinado momento do nosso país, como também foi uma tarde de muita emoção transmitida pelos filhos e netos do ex-prefeito José Bento de Oliveira”.
O encontro da delegação do PCdoB com os familiares do ex-prefeito José Bento de Oliveira foi encerrado com a declamação de uma poesia intitulada – “Ao meu pai”, de autoria do filho Edivaldo. Em seguida foi oferecido um café aos presentes com uma farta mesa, saboreada com o pastel de Tangará, conhecido pelo sabor e qualidade incomparável, dentre outras iguarias.
O PCdoB agradeceu aos familiares do ex-prefeito José Bento de Oliveira por ter oportunizado este momento histórico com o sentimento de um Brasil Livre, Soberano, Democrático, Próspero e Socialmente justo.
Quem foi José Bento de Oliveira
Nasceu no dia 02 de setembro de 1897, no município de Goianinha/RN. Seguiu a carreira militar, foi delegado de polícia, comerciante, casado com a Srª Sebastiana de Oliveira Fernandes com quem teve 7 filhos, dos quais apenas 2 estão vivos. Lutou contra a ditadura do governo Vargas nos anos 30/40 e incorporou causa populares como a Reforma Agrária. Tinha grande afinidade com a literatura. Com a derrota da Insurreição Comunista de 1935, foi perseguido politicamente sendo preso, passando 1 ano e 6 meses na prisão. Faleceu no ano de 1946, encontra-se sepultado no Cemitério no Centro de São Gonçalo do Amarante/RN.
NOTAS:
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política brasileira fundada em março de 1935, liderada pelo Partido Comunista do Brasil, com o objetivo de lutar contra a influência fascista no Brasil. A ANL era formada por diversas correntes políticas situadas no campo ideológico da esquerda.
Em breve serão disponibilizados com exclusividade no portal (www.cristinarastafare.com.br) a entrevista com os filhos do ex-prefeito José Bento de Oliveira e a poesia intitulada “Ao meu pai”, de autoria do filho Edivaldo.
A partir desta publicação o Portal de Comunicação publicará com exclusividade uma serie de matérias históricas sobre o ex. prefeito Jose Bento de Oliveira.
+ No dia 28 de setembro de 2013(sábado) às 18 e 30 horas será inaugurada a sede do Comitê Municipal do PCdoB de São Gonçalo do Amarante/RN, situado na rua Prefeito Poti Cavalcanti, nº 44, centro(Vizinho a Agência do Banco do Brasil), oportunidade em que será inaugurado o auditório que levará o nome do Ex-Prefeito José Bento de Oliveira.
Por Iaponira Peixoto de Brito no blog de Cristina Rastafári