Venezuela declara combate à corrupção como prioridade
Nos últimos meses, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, intensificou as medidas para eliminar práticas irregulares em diversas atividades no país. De acordo com o mandatário, o combate à corrupção está hoje entre as prioridades de seu mandato.
Publicado 22/01/2014 15:32

Segundo o Ministério Público, durante 2013, os promotores da Direção contra Corrupção registraram 7.255 casos, sendo que 6.819 foram conclusivos, além da realização de 2.163 imputações por diversos delitos.
"Discutir o conteúdo violento na TV venezuelana não é censura"
Maduro debate violência em novelas e programas de TV
Além disso, no segundo semestre se estruturou uma metodologia de trabalho que permitiu impulsionar as autuações, o que levou à detenção de 568 pessoas, junto a 286 condenações por admissão de fatos e 51 sancionadas em julgamento.
Entre os fatos mais relevantes, a Promotora Geral da República, Luisa Ortega, mencionou a investigação pela transferência de recursos públicos a destinos diferentes dos autorizados na empresa estatal CVG Ferrominera del Orinoco.
Por este caso foram acusados o ex-presidente da empresa, um ex-gerente de finanças, o ex-consultor jurídico, um ex-gerente técnico de operações mineiras e um ex-gerente de administração e finanças.
Com Prensa Latina