Sem categoria

Sempre no auge de seus 6 anos de idade, Mafalda completa meio século

A mais famosa criação de Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido como Quino, é, sem dúvidas, a pequena Mafalda, personagem das famosas histórias em quadrinhos que “observou” a vida política da Argentina entre as décadas de 1960 e 70. Na última segunda-feira (29), Mafalda completou cinco décadas, sem nunca perder a ternura de seus eternos seis anos de idade.

mafalda

A pequena criatura de Quino “nasceu”, pode-se dizer assim, em 29 de setembro de 1964, quando a primeira tirinha foi publicada na revista Primera Plana. Muitos confundem com a publicação de março de 1962, quando circulou em uma campanha publicitária do jornal Clarín, mas o autor afirma que o verdadeiro “nascimento” foi dois anos mais tarde. “Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto”, esclarece Quino.

Com medo de que o personagem se tornasse repetitivo, apesar do grande sucesso que fazia em toda a América Latina e Europa, Quino tirou de circulação em 1973. Quase dez anos de Mafalda, e ao longo da história ,outros tantos personagens históricos ocuparam um espaço importante.

Inserida em uma tradicional família de classe média argentina, com seu jeito sagaz e inocente de ver o mundo, a pequena Mafalda segue conquistando corações e mentes.

A agência Prensa Latina publicou que “é uma figura central da cultura argentina e talvez a mais importante da riquíssima história de nosso humor gráfico, que teve uma mirada aguda sobre o mundo, o país e a benemérita classe média argentina”.

Atualmente, Mafalda pode ser encontrada no livro Toda Mafalda, que conta com todas as tirinhas, da primeira à última. Há também o 10 anos de Mafalda, e diversas publicações menores editadas por época.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho