Caminhadas e atos em Salvador marcam o Dia da Consciência Negra
Nesta quinta-feira (20/11), quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, diversas atividades em alusão à data acontecem em Salvador. A primeira delas é a 6ª Lavagem da Estátua de Zumbi, que neste ano foca a luta contra o extermínio da juventude negra. O ato político será realizado às 9h, na Praça da Sé, com a apresentação da banda Tambores de Búzios.
Publicado 20/11/2014 00:58 | Editado 04/03/2020 16:14
Às 15h, tem início a 14ª Caminhada da Liberdade, que vai do Curuzu ao Pelourinho, com a participação dos principais blocos afro do Brasil. O objetivo é resgatar a memória do ator baiano Mario Gusmão, que teve contribuição importante na história do movimento negro.
Com concentração às 14h e saída prevista para 16h, no Campo Grande, a 35ª Marcha da Consciência Negra ‘Zumbi dos Palmares’ tem como tema “20 anos sem Lélia González”, em homenagem à líder negra.
A partir das 22h, começa ainda a 7ª Alvorada dos Ojás, no Corredor da Vitória, Dique do Tororó, entrada do Aeroporto e Itapuã. O Ojá – uma das peças mais importantes do vestuário do Povo de Santo – será amarrado nas árvores destas localidades, por uma manifestação pela paz. Estas atividades são organizadas por diversas entidades do movimento negro.
As atividades fazer parte do Novembro Negro, projeto organizado pelo Governo do Estado, por meio da Sepromi, que tem como objetivo a reflexão sobre as políticas públicas implementadas acerca da promoção da igualdade racial, na perspectiva de consolidar e aprofundar o enfrentamento das desigualdades raciais na Bahia.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Sepromi