Brasília recebe Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo
Aconteceu, nestas segunda e terça-feira (15 e 16), em Brasília, uma reunião do Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo. A organização, que engloba partidos políticos e movimentos de esquerda da América Latina e do Caribe, se reuniu para fazer um balanço das últimas atividades e traçar o desenvolvimento das próximas ações.
Publicado 16/12/2014 17:43

Segundo Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do PCdoB e representante do partido no evento, o grupo debateu temas referentes à conjuntura internacional e aprovou diversas resoluções.
“Uma das questões que achei mais interessantes é sobre a crise do capitalismo. Debatemos que é importante intensificar a integração dos países justamente neste período e não esperar passar esta crise”, contou.
O fórum também destacou a solidariedade em relação ao processo de paz que está sendo negociado na Colômbia, entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ainda o apoio aos partidos de esquerda de Honduras que estão sofrendo perseguição política.
Além disso, foi reforçado o posicionamento de valorização de blocos como a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
“O grande tema atualmente é a integração dos países da América Latina e do Caribe”, concluiu Alemão.
O encontro contou ainda com a presença do presidente do PT, Rui Falcão, que apresentou aos participantes um panorama político do Brasil. O próximo encontro anual do Foro de São Paulo ocorrerá entre os dias 29 de julho e 1º de agosto de 2015, na Cidade do México.
Tayguara Ribeiro, da redação do Portal Vermelho