Cuba e Venezuela traçam acordos para fortalecer a cooperação

O vice-presidente do Conselho de Ministros da Venezuela, Rafael Ramírez, afirmou que os acordos feitos recentemente com Cuba fortalecem a cooperação e o intercâmbio.

bandeira Venezuela - Reprodução

Depois da XV sessão da comissão intergovernamental entre Cuba e Venezuela, estabeleceram-se cinco contratos destinados ao impulso de projetos educacionais, de saúde e produtivos.

“A comissão trabalha para dar continuidade aos projetos sociais como as missões educativas que incluem a alfabetização e para a formação profissional e de saúde como Barrio Adentro”, comentou Ramírez em declarações à imprensa. “Este tipo de acordo permite a inclusão de milhões de venezuelanos que estavam à margem da sociedade”.

Ainda segundo ele, “com estes contratos fortalecemos o intercâmbio, agora com projetos produtivos vinculados à agricultura e a produção de alimentos”.

Estes contratos se assinam como preâmbulo da XIII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP).

Por sua vez, o ministro cubano de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, destacou que “esta será uma reunião comemorativa pelos 10 anos de criação da Alba como iniciativa do líder histórico da Revolução cubana Fidel Castro e do falecido presidente de Venezuela Hugo Chávez”.

Sobre a comissão indicou que “vem reafirmar o espírito de solidariedade e explodir a complementariedade econômica entre nossos países”.

Os contratos permitirão a execução de 62 projetos orientados a fortalecer o desenvolvimento social de ambos países. Os planos previstos buscarão o incremento de médicos para ampliar o sistema de saúde da Venezuela com a formação de 518 especialistas, bem como os esportes e a cultura, entre outros setores.

Fonte: Prensa Latina