Levy: É preciso rapidez do Congresso para "economia voltar a crescer"

O ministro da Fazenda Joaquim Levy afirmou que neste momento o país precisa de agilidade na definição das medidas no Congresso Nacional para garantir a recuperação econômica do país.

Joaquim Levy ministro da Fazenda

“A rapidez é essencial para a economia voltar a crescer. Em particular, os agentes saberem a data em que, por exemplo, MPs terão seus efeitos, é um fator importante para o resultado dessas medidas sobre as expectativas e na arrecadação dentro do ano”, disse o ministro em entrevista à Folha de S.Paulo.

O ministro ressaltou que não mexerá na meta de superavit primário. "Não há espaço nem intenção de reduzir a meta de 1,2% do PIB", disse ele.

A atual disputa política no Congresso tem causado dificuldades para o governo aprovar medidas, mas o ministro está confiante. “O Congresso tem um papel fundamental na estabilidade do país e vai saber conduzir esse movimento, até porque sua liderança já deu mostras disso. A mudança das metas promovida pelo Congresso no final do ano passado se explica principalmente no contexto de preparar um ajuste rápido e abrangente este ano”, pontuou. Ele completa: “Sempre pode haver o que aprimorar, e o Congresso é onde a democracia opera”.

O ministro afirmou que o“Brasil não está doente!", como afirmam os pessimistas, e ressaltou que “as medidas econômicas tomadas até agora são essencialmente de diminuição de gastos, inclusive renúncias fiscais”.

Sobre o aquecimento da indústria e a geração de emprego, Levy afirmou que a meta é “um ciclo sólido de crescimento”. “As mudanças de preços relativos que estamos vivenciando e as iniciativas que estão vindo vão ajudar a indústria no período à frente”, afirmou.

Da redação do Portal Vermelho, com informações de agências