Operação Zelotes: Senado dá primeiro passo para criação de CPI do Carf
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu nesta terça-feira (28), no plenário da Casa, o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito que irá investigar as denúncias de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf).
Publicado 29/04/2015 09:05

- Waldemir Barreto/Agência Senado
A chamada CPI do Carf ou CPI da Operação Zelotes – em alusão à operação da Polícia Federal que investigou as irregularidades – recebeu 43 assinaturas de senadores, muito acima do mínimo necessário (27) para ser instalada.
A CPI irá investigar a existência de esquema de corrupção no qual escritórios de advocacia e de contabilidade, bem como grandes empresas, pagavam propinas a conselheiros do Carf e aservidores públicos para anular autuações fiscais milionárias e reduzir o valor dos tributos a serem pagos.
A investigação abrange julgamentos no "tribunal da Receita" da ordem de R$ 19 bilhões, oito vezes mais do que apurado pela Operação Lava Jato que apura desvios da Petrobras. As possíveis irregularidades que vieram à tona com a deflagração da Operação Zelotes abrange valores muito maiores do que outros escândalos como o "mensalão" e a Operação Lava Jato, embora não mereça por parte da grande mídia o mesmo destaque, e nem por parte da sociedade a mesma indignação.
Nesta quarta-feira (29) começará a contar prazo para que os partidos políticos indiquem representantes para compor a comissão. Quando isso for feito, ela poderá ser instalada e definir presidente e relator.
Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil e outras agências