Eleições de 2016 é destaque na homenagem a Luciana Santos
Cerca de 400 pessoas se reuniram, na última sexta-feira (16), para homenagear a deputada federal Luciana Santos por sua assunção à presidência nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O encontro aconteceu no Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife, e congregou dirigentes do partido, políticos, autoridades do estado, amigos e familiares. Luciana é a primeira mulher a assumir a presidência do partido em 93 anos de existência da legenda comunista.
Publicado 15/06/2015 18:28 | Editado 04/03/2020 16:55

Prestigiaram Luciana, o governador do estado, Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB; o ex-governador Gustavo Krause e a deputada Priscila Krause, ambos do DEM-PE; o secretário das Cidades, André de Paula (PSD); o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes; secretário da Casa Civil estadual, Antônio Figueira. Do PCdoB, o ex-presidente nacional Renato Rabelo, que chegou de surpresa.
Também presentes à homenagem, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; a deputada federal e líder do partido na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali; o presidente estadual Alanir Cardoso; o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o vice-presidente estadual comunista, Marcelino Granja; o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges; e a secretária de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa, entre outros.
Nos discursos, destaque para a trajetória política e as qualidades pessoais da homenageada. As eleições de 2016 estiveram também na ordem do dia. Questionada sobre a possibilidade de vir a ser candidata ao governo de Olinda, sucedendo o atual prefeito Renildo Calheiros, Luciana afirmou que "ainda é cedo para tomar decisões e Renildo tem muito trabalho a fazer em Olinda".
“Nós estamos diante de uma conjuntura política muito complexa, de muita adversidade e instabilidade. E nós temos que ter calma e paciência para poder virar o ano numa situação política e econômica melhor para daí ver como as forças vão se comportar, na perspectiva de caminharmos juntos”, disse.
O prefeito Renildo Calheiros avaliou que é preciso esperar para ver quais das atuais pré-candidaturas vão se consolidar. “Olinda não é para amador, não é para quem quer. Olinda é para quem tem condições. Porque tem a arrecadação de cidade pequena e problemas de cidade grande”, alertou.
Em seus discursos, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltaram a proximidade programática entre o PCdoB e o PSB. O presidente estadual socialista, Sileno Guedes, disse que a legenda tem feito uma discussão política em Olinda, mas lembrou a aliança histórica entre os dois partidos. "É preciso esperar para saber quem será o candidato de Renildo", afirmou.
Audicéa Rodrigues, com jornais locais
Do Recife