Venezuela receberá 235 mil toneladas de alimentos do Uruguai
O Uruguai confirmou a exportação a Venezuela de 235 mil toneladas de alimentos em troca de petróleo para cancelar dívidas de suas companhias, assinala a imprensa nesta nação sul-americana.
Publicado 01/08/2015 17:21

A troca faz parte de um acordo assinado recentemente pelos governos de ambos os países com o objetivo de saldar pagamentos pendentes da uruguaia Administração Nacional de Combustíveis, Álcoois e Portland e abastecer o mercado venezuelano de alimentos, aponta o jornal Correo del Orinoco.
A publicação menciona que a quantidade de alimentos dirigidos aos cidadãos venezuelanos se acordou durante uma reunião entre empresários uruguaios e servidores públicos do governo bolivariano.
Nesse encontro pactuou-se o envio de 90 mil toneladas de arroz, 44 mil de leite em pó, nove mil de frango, 12 mil de queijos e 80 mil de soja, para um total equivalente a 300 milhões de dólares.
Com estes produtos, o Executivo da Venezuela reduzirá a insuficiência de alimentos de primeira necessidade em seus comércios, situação pela qual acusa à oposição local.
Em várias oportunidades, o governo denunciou que o país é vítima de uma guerra econômica impulsionada pela direita, caracterizada pela escassez intencionada, o monopólio, o contrabando e a especulação.