Evaldo Lima anuncia agraciados da Medalha Paulo Freire de 2015

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal, anunciou, na última quarta-feira (02/09), os agraciados deste ano com a Medalha Paulo Freire, maior condecoração de educação do município de Fortaleza.

O vereador informou que este ano o evento acontecerá no dia 24 de setembro, às 19h30, na Câmara Municipal. A mudança no calendário é por conta do dia 19 de setembro ser no sábado. O parlamentar também ressaltou que a escolha dos homenageados foi feita por uma comissão formada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Estadual de Educação; União Nacional de Estudantes (UNE); União Brasileira de Estudantes Secundaristas e sindicatos representativos.

Os agraciados foram: Ana Maria Araújo Freire, mestre e doutora em Educação pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, esposa do educador Paulo Freire; Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Teoria da Interpretação e Análise Literária, mestre em Educação Brasileira e Doutora em Educação pela UFC; a Escola Haroldo Jorge Vieira, localizada no bairro Vila União. A Vice-governadora Izolda Cela também receberá a Comenda, já que teve seu nome escolhido no ano passado pela Comissão. Izolda não pode receber a Medalha por ser candidata a vice-governadora do Estado do Ceará.

Ainda em seu discurso, Evaldo ressaltou o importante papel de Paulo Freire para a transformação da sociedade. O parlamentar destacou o empenho de Freire em ensinar os mais pobres, tornando-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.

“Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos”, comentou Evaldo, enaltecendo todo o serviço prestado por Paulo Freire.

A medalha Paulo Freire tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos e é concedida anualmente.

Fonte: Câmara de Fortaleza