Farc denunciam ataques militares do Exército colombiano
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) denunciaram que o governo colombiano não cumpriu o acordo firmado na semana passada e continua realizando operações militares no departamento de Cauca. Segundo um comunicado oficial, estes atos provocam enfrentamento entre as partes e podem prejudicar o cessar fogo unilateral declarado pelas Farc.
Publicado 05/10/2015 13:15

“Em áreas de nossa influência, no departamento de Cauca, tem acontecido constantes operativos e patrulhamentos do Exército e da Polícia, apoiados, sobretudo, por aviões de inteligência”, afirmaram as Farc em seu comunicado oficial.
Ainda segundo o comunicado, o anúncio de cessar fogo unilateral das Farc significam um “gesto de vontade que atende a um clamor nacional pela construção da paz estável e duradoura”. No entanto, as ações militares são interpretadas como uma falta de reciprocidade plena por parte do governo.
As Farc pedem ajuda para a Frente Ampla Pela Paz, e para outras organizações defensoras dos Direitos Humanos para tentar verificar as áreas onde estão acontecendo as operações militares a fim de testemunhar e servir de provas.
“As Farc não faltaram com a palavra, a cada dia estamos mais convencidos de que já é suficiente o sangue derramado por milhares de policiais, soldados, guerrilheiros e agentes da população civil em mais de cinco décadas de guerra”, conclui o comunicado.