Bolívia: Linera pede para oposição não prejudicar contagem de votos

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, exigiu que a oposição deixe de “colocar travas” e fazer chantagens e pressões na tentativa de bloquear a contagem de votos das áreas rurais mais distantes referentes ao plebiscito realizado no último domingo (21). O objetivo da votação é aprovar uma emenda constitucional que permitirá Evo Morales se candidatar pela quarta vez, em 2019.

Alvaro García Linera - Divulgação / Parlasul

“Um voto da cidade vale o mesmo que um voto do campo”, disse o vice de Evo, e reiterou que a maior parte das populações rurais e indígenas mais distantes são favoráveis ao “sim”, e isso ficou claro nas últimas eleições presidenciais.

Linera pediu à oposição que respeite o trabalho do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) para que os votos restantes “dos nossos irmãos camponeses” sejam contatos com transparência. O presidente denunciou um “assédio político e eleitoral contra o voto camponês e indígena” e afirmou que o governo respeitou todos os votos pelo “não” no plebiscito.

Segundo o vice-presidente, ainda faltam ser contabilizados cerca de 17% dos votos. De acordo com os dados mais recentes do TSE o sim tem 46.09% da votação, enquanto o não está com 53.91%.