Cearenses ocupam as ruas para defender a democracia
O brado em uníssono de “Não vão ter golpe” voltou a ecoar nas ruas do centro da capital cearense. Em Fortaleza, cerca de 50 mil pessoas somaram-se aos milhares de brasileiros nesta quinta-feira (31/03), dia da Jornada Nacional pela Democracia, para, nas ruas dar a resposta popular ao avanço das forças que querem impor o Golpe.
Publicado 31/03/2016 18:50 | Editado 04/03/2020 16:24

Homens e mulheres de todas as idades, da capital e de várias cidades do interior, democratas e patriotas, representantes de centrais sindicais, partidos políticos, movimentos estudantil e sindical, sociedade civil e membros das mais diversas organizações populares tingiram uma das principais regiões do comércio de Fortaleza de vermelho, verde, amarelo e todas as cores da democracia.
O entusiasmo e a alegria, mais uma vez, foram marca da manifestação dos cearenses. Para demonstrar o comprometimento com a luta sem tréguas contra a corrupção valia tudo: bandeiras, batuques, faixas, palavras de ordem, estandartes, cartazes, camisetas e balões. Teve até bandinha de música, do Bloco de Pré-Carnaval Sai na Marra, que acompanhou o trajeto. O sentimento de resistência cresce e, com ele, a convicção de, com a força do povo, o golpe poderá sim ser derrotado.
“Aqui não tem espaço para ódio, pois esta é a verdadeira festa da democracia”, dizia um; “estamos aqui por cada um de nós e por todos”, comentava outro. Em todos os diálogos e intervenções, a defesa intransigente da democracia.
A caminhada que teve concentração na Praça da Bandeira, em Fortaleza, percorreu as principais ruas do centro e passou por pontos importantes da capital, como a Catedral da Sé. O encerramento foi no Centro Cultural Dragão do Mar, que sediou mais intervenções e apresentações culturais.
Mais
As iniciativas não se concentraram só em Fortaleza. Em Sobral, na Praça do Arco, foi realizada a manifestação “Cultura pela Democracia e Contra o Golpe. No Cariri, os atos foram no Crato, na Praça Siqueira Campos, com caminhada até a Universidade Regional do Cariri (Urca). Já em Juazeiro do Norte, a Praça do Giradouro recebeu os manifestantes.
Já no sábado (02/04), haverá o grande ato público, na Praça do Ferreira, que receberá o ex-presidente Lula. Com programação prevista para começar a partir das 9h, a atividade pretende reunir mais de 100 mil pessoas na praça considerada ícone de Fortaleza.