"A nossa luta cresce", diz Luciano Siqueira sobre ato no Recife 

Noventa mil pessoas tomaram as principais vias de trânsito do centro do Recife na tarde/noite desta quinta-feira (31) para assegurar que não vai ter golpe contra a democracia e o governo da presidenta Dilma Rousseff. A manifestação começou às 16h, na Praça do Derby, onde se concentraram representantes de sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais e entidades estudantis. 

"A nossa luta cresce", diz Luciano Siqueira sobre ato no Recife - Bobby Fabisak/JC Imagem

Os principais líderes comunistas em Pernambuco participaram da caminhada que seguiu pelas avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes até a Praça da Independência, num percurso de mais de cinco quilômetros.

O vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, Luciano Siqueira, comemorou a diversidade das pessoas presentes ao ato. "A nossa luta cresce. Ontem as pessoas no Brasil inteiro se manifestaram e no Recife, mais uma vez, eu vi o desfile de gerações, gente de gerações que antecederam a minha, gente da minha geração, gente de gerações mais recentes, inclusive jovens adolescentes, como meu neto e a turma da UJS, professores universitários, trabalhadores, gente dos bairros mais pobres do Recife, que foram às ruas com sacrifício".

Luciano também destacou o clima de paz e disposição para a luta que dominou a manifestação. "O bom é que em nenhum momento houve um traço sequer de ódio ou intolerância. Nós estávamos nas ruas envergando as nossas camisas vermelhas num compartilhamento da fé, da confiança, de que nós estamos do lado certo, mas também da nossa esperança e da nossa alegria de defender uma causa justa, a alegria de viver por causas justas. É uma luta dura, sim, uma luta difícil, mas nós estamos lutando. Vamos vencer", enfatizou.

Bem ao estilo dos progressistas pernambucanos, além das palavras de ordem e da confraternização entre manifestantes, a caminhada contou com a participação de grupos de maracatu, frevo e de percussão, além do sempre presente dragão do bloco carnavalesco Eu Acho é Pouco (foto abaixo), que juntos compuseram o clima político-festivo do ato convocado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. Atores, jornalistas e advogados leram manifestos contra o impeachment.

Os manifestantes receberam apoio também de pessoas que se ocupavam as janelas dos prédios existentes ao longo do trajeto, bem como de motoristas de veículos que trafegavam pelas ruas.

Foto bonecos: Lula Linney
Foto dragão: Eu Acho É Pouco

Audicéa Rodrigues
Do Recife