Nuno Mendes: Meu Relato

Salve, salve!



Aqui é Nuno Mendes Espaço Rap 105 FM São Paulo, e como vocês devem estar sabendo estamos fazendo uma nova caminhada para somar ao nosso movimento.
Sou locutor, pai do Nuninho e da Marina, padrasto da Laiza, Larissa e do Lar

 



Estamos ai, com a cara e a coragem. Porque se for falar: “Tem uma estrutura financeira para disputar uma campanha política em São Paulo?” Não temos a grana dos caras, o que temos são os parceiros que confiam e andam lado a lado.


 


Fico feliz em saber que uma boa parte do movimento rock tem acreditado em mim, que pessoas sérias do samba tem me dado apoio como o grupo Os Originais do Samba. O pessoal do reggae, tem se identificado com a nossa campanha, os motoboys de São Paulo, também tem trincado com agente. Que grande parte do movimento hip-hop também estão juntos e misturados.


 


Então não é que o Nuno Mendes agora quer ser o dono do rap, quer se aparecer, quer se aproveitar. O hip-hop terá uns 30 candidatos em todo o Brasil. Tem o Nelson Triunfo que junto com a Zulu Nation vai arrebentar tudo como candidato a vereador em Diadema. Além dele também tem também o Beto Teoria em Ribeirão Pires, o Nerinho em Santo André, Curinga em Rio Claro, isso só pra citar os que usam o número 65105.


 


Fora do estado também tem vários, como o Preto Rap em Fortaleza, Oxi em Porto Alegre, DJ Sadam no Rio de Janeiro e Kinzac em Florianópolis. Até do Chile recebemos um salve do Lulo que é do hip-hop, é de esquerda e será candidato na terra de Salvador Allende.


 


Então não é o Nuno Mendes. Nuno é uma pecinha, dentro desta estratégia para nos termos motivos para dizer com toda segurança: É nos na fita!


 


Então é um projeto do periferia para a periferia.


 


Os manos, as minas talvez não saibam. Mas o Aliado G será candidato a prefeito em sua cidade, Hortolândia. Já pensou ter um prefeito do hip-hop?


 


O Anderson 4P em Francisco Morato me dá altos toques. Fala de como é difícil ser do hip-hop, ser negrão e ser vereador na cidade de menor IDH do estado.


 


Se o bagulho vingar não é para ficar na conversinha. Já tem coisa pensada para chegar chegando.


 


Então porque o Nuno?


 


É tipo assim. Quando o Aliado veio e representou, abriu uma trilha em meio à mata fechada, onde agente não podia entrar. Agora, independente de gostar ou não do mano, gostar ou não de mim, a questão é: Se agente não ocupar essa clareira que foi aberta nessa selva, o mato volta a crescer, fecha tudo e já era!


 


Então não é só por causa do meu nome. Que se tornou conhecido principalmente por causa do Espaço Rap, que começou comigo há 12 anos.


 


Perguntam pra mim: “Nuno, quando você ganhar, o que vai fazer?”


 


Respondo que não dá pra ficar prometendo, por que não sou de prometer e como vou garantir uma coisa que não depende exclusivamente de mim?


 


Mas sei de coisas que são necessários para nosso movimento. Você quer um exemplo?


 


A Casa do Hip-Hop aqui em São Paulo é uma das coisas que vejo como uma necessidade. Que seja um centro de referência da cultura hip-hop. Fui inclusive convidado a debater isso com o prefeito de Ribeirão Pires e lá já esta em processo de construção uma Casa do Hip-Hop. Onde terão oficinas, cursos de participação profissional, eventos e isso tudo dá oportunidades as pessoas. Como vai cobrar algo de alguém de quem você nunca deu oportunidade de mostrar o que sabe?


 


Então se eleito quero criar oportunidades, pois não serei o vereador só do hip-hop, serei o vereador da maioria, e isto só é possível valorizando a periferia. Você tá ligado que é necessário melhorar o transporte público, as escolas públicas tem mais grades que livros, a falta de emprego, a falta de perspectiva… E dessas coisas eu sei por que sou também da periferia, e não porque fui visitar alguma comunidade na época das eleições para conseguir voto.


 


Eu já recebi convites para sair candidato outras vezes. Nunca quis, nunca achei minha cara. Mas dessa vez percebi que o existe também um projeto, acho que chegou a hora dagente estar conquistando outros espaços. E independente do resultado eu quero voltar para a rádio também.


 


Meus perfis no orkut estão lotado de gente perguntando quando volto a fazer o programa. Quero voltar a fazer o Espaço Rap, a Festa da 105. Mas festejaremos melhor quando a voz da periferia for ouvida também na câmara dos vereadores de São Paulo. Ué! A câmara não é a casa do povo? Então é nos mesmo! Vamos levar o povo lá pra dentro.


 


O MP do Expressão Ativa as vezes me fala: Você ta doidão! “O bagulho é muita treta, é muita responsa.”


 


Mas fazer radio não é diferente. Tem cara por exemplo que começou me ouvindo e hoje o filho do cara também me ouve.


 


Sei que preciso de muito voto. Mas procuro não pensar nisso. É igual todos os dias quando começo o programa. Se eu entrar no ar, pensando para quantas pessoas estão me ouvindo, eu tremo. Por isso faço como se estivesse falando para uma única pessoa.


 


Sabe uma coisa que me chama a atenção?


 


É a quantidade de pessoas que ligam para rádio todos os dias. Uma dezena consegue entrar ao vivo e mandam seus salves, pedem suas músicas, ganham prêmio. Agora quem já tentou ligar na radio, sabe que milhares de pessoas tentam ligar para lá e nem sempre conseguem. É muito difícil porque você tem que digitar os oito dígitos do telefone da rádio no intervalo de uma fração de segundos entre as muitas tentativas de todos os cantos da cidade que deixam as linhas da 105 constantemente congestionadas.


 


Agora esta fácil, e o que está em jogo é bem mais sério:
No dia 5 de outubro são só 5 números a ser digitados. 65 que é o número do PCdoB meu partido e 105 da rádio que me permitiu a ter contato com tantas pessoas em todos esses anos. Com certeza não terá linha congestionada. E se achar que é isso mesmo digite a tecla confirma.


 


Você não falará durante um minuto na rádio, mas teremos voz durante 4 anos na Câmara dos Vereadores de São Paulo.


 


O resultado de uma pesquisa recente realizada por uma empresa de comunicação séria chamada Oboré indicou que Nuno Mendes é um dos nomes mais conhecidos de São Paulo e consideram minha voz como uma das que o povo mais confia.


 


Isso me dá muita satisfação e não quero jogar fora um patrimônio como este que levou tantos anos para ser construído.


 


Meu trabalho agora é fazer com que o maior número de pessoas saibam que sou candidato, que saibam meu número. E se vão votar em mim ou não, já não depende de mim. É uma questão de consciência, é uma decisão individual.


 


Posso até ter começado na rádio por acaso, mas não ficaria mais de 15 anos por acaso. E não é por acaso que me candidatei.


 


Sou candidato porque precisamos de uma nova atitude para São Paulo. Agradeço a atenção e conto com seu apoio antes e depois das eleições.


 


Se quiser somar comigo nessa caminhada será bem chegado, pois contamos com uma campanha militante e modesta. Entra no site e preencha a ficha de apoio. www.nunomendes65105.can.br
Então é isso!


 


Se liga ai. Manda um salve para a periferia no dia 5 de outubro digitando 65105 e aperte confirma.


 


É nos!


 


Nuno Mendes


Valeu!



 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor