Denúncias de corrupção no governo repercutem na mídia internacional

Jornais europeus falam sobre as denúncias na aquisição de vacinas.

Foto: Reprodução The Guardian

O jornal inglês The Guardian noticia que a pressão aumenta sobre o Bolsonaro em meio à raiva crescente sobre o escândalo de corrupção de vacinas. “Dezenas de milhares para exigir a remoção de Bolsonaro do cargo após relatórios incendiários sobre acordos supostamente corruptos para adquirir vacinas”, pontua. Na reportagem, o correspondente Tom Phillips diz que Bolsonaro tenta se distanciar do escândalo que ameaça minar fatalmente sua já surrada alegação de ser um cruzado anticorrupção. “Jair Bolsonaro está mergulhado no momento mais traiçoeiro de sua presidência, já que o líder brasileiro enfrenta um escândalo de bola de neve sobre supostos acordos corruptos de vacinas da Covid e o aumento da fúria pública por sua gestão de uma epidemia que matou mais de meio milhão de pessoas”, resume.

No espanhol El País, Eliane Brum volta a denunciar o descaso de Bolsonaro com a saúde pública, acrescentando o peso das suspeitas do envolvimento do presidente do Brasil com a corrupção. Bolsonaro pode ter matado e roubado ao mesmo tempo – é o título de sua coluna. “Como viver sob o domínio de um presidente suspeito não só de ter espalhado o vírus, mas também de ter vacinado em atraso em nome de um esquema de corrupção?”, questiona. “Ricardo Barros, designado coordenador da trama, dá a dimensão do abismo do Brasil: tem sido figura estratégica da base aliada de quase todos os governos desde o fim da ditadura cívico-militar: Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e agora Bolsonaro. Michel Temer o nomeou Ministro da Saúde, e Barros foi um dos mais violentos inimigos do sistema público. Que tal criatura seja o líder do Governo é a prova absoluta de que a bandeira anticorrupção de Bolsonaro é outra de suas grandes mentiras”.

O francês Le Monde traz na edição impressa de hoje a notícia de que a imagem de Bolsonaro está maculada por escândalos com a compra de vacinas Covid-19. “O presidente é acusado de ‘prevaricação’ por parte da oposição ou de não cumprimento das suas funções de chefe de Estado”, sublinha. “Ele gosta de se apresentar como o campeão da luta contra a corrupção. Um capitão valente, simples e honesto, lutando contra as elites ‘ladras’ de Brasília. Mas a imagem de Jair Bolsonaro está seriamente manchada. O presidente do Brasil agora está envolvido em uma série de escândalos de peculato, envolvendo a compra de vacinas contra a Covid-19”.

No português Público, Pedro Filipe Soares, presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, escreve sobre o superpedido de impeachment apresentado na quarta-feira contra Jair Bolsonaro. “Meio milhão de pessoas, vítimas de um vírus que as atacou e de um Presidente que não as defendeu”, escreve. “Pelo contrário, o negacionismo deu força à pandemia, dividindo o país e minando quaisquer medidas sanitárias. Bolsonaro, é o rosto desse flagelo, o presidente que rejeitou publicamente a ciência e insultou cada uma das vítimas da doença que ele dizia ser ‘uma gripezinha’. Só por isso, Bolsonaro merece o impeachment”.

Autor