9º Congresso das Comunidades e Entidades Palestinas no Brasil

No próximo final de semana, na cidade de Porto Alegre, realizar-se-á o 9º Congresso Palestino no Brasil. Minha militância junto à luta dos palestinos e aos árabes em geral vai fazer 25 anos, desde setembro de 1982, quando do massacre de Sabra e Chatila no

Não poderia deixar de comunicar aos nossos leitores a realização desse magnífico evento. Até porque os palestinos são um dos povos de maior consciência política que conhecemos e mesmo no exílio e na diáspora, mantém-se unidos e democraticamente tomam as suas decisões de forma coletiva, reúnem-se em comunidades, em entidades árabe-palestinas e elegem seus representantes. Isso foi assim inclusive quando a OLP funcionava como uma espécie de parlamento no exílio e a América Latina e o Brasil elegiam seus deputados no exterior, mesmo dentro de condições precárias e nem sempre favoráveis.



Publico abaixo os principais pontos desse Congresso, que reunirá sociedades e entidades representativas das comunidades, grupos de famílias existentes em quase todos os estados brasileiros. Delegados foram eleitos nessas entidades e vão se deslocar para Porto Alegre e lá ficarão entre os dias 26 e 28 de janeiro. O objetivo, pelo menos um deles, é o de eleger uma nova diretoria da Confederação Palestina no Brasil – COPAL, cujo presidente, Dr. Farid Suwwan, foi nomeado embaixador recentemente na Argentina pela Autoridade Nacional Palestina – ANP, cujo presidente é o Dr. Mahmoud Abbas.



Os que acompanham o Oriente Médio têm visto movimentações dos Estados Unidos, através de sua secretária de Estado, Condoleeza Rice, no sentido de reabilitar o chamado Mapa do Caminho. Não creio que isso seja possível e de nada vai adiantar, pois essa proposta é muito ruim e já comentamos seu conteúdo por diversas vezes nesta coluna semanal. No entanto, há problemas que precisam – e espero que sejam – resolvidos na Palestina. Muitas divergências e conflitos internos na comunidade têm ocorrido, especialmente entre as duas maiores facções e partidos políticos que atuam no movimento, que são o Fatah e o Hamas. Esperamos que estes cheguem a um denominador comum, se entenda, de forma a enfrentar a dureza das negociações de paz com Israel.



Tive a honra de ter sido convidado especial para estar presente para esse magnífico evento, que será o 9º Congresso em Porto Alegre, cujo tema central será Fortalecendo Democraticamente as Comunidades na Diáspora Palestina.



O ato de convocação do 9º Congresso é feito com uma das mais belas poesias do poeta palestino, Mahmud Darwich, ao qual transcrevo:



Eu Sou de Lá



Eu venho de lá e recordo que nasci como todo mundo nasce, tenho uma mãe e uma casa com muitas janelas, Tenho irmãos, amigos e uma prisão. Tenho uma onda marinha que a gaivota arrebatou. Tenho uma visão de mim mesmo e uma folha de capim. Tenho uma lua passada no auge das palavras. Tenho uma comida divina de pássaros e uma oliveira além da quilha do tempo atravessei a terra antes que espadas tornassem os corpos banquetes. Eu venho dali. Eu faço o céu retornar à sua mãe quando por sua mãe o céu chorar. E eu choro querendo o retorno de uma nuvem para me conhecer. Eu aprendi as palavras de tribunais manchados de sangue de forma a quebrar as regras. Eu aprendi e desmantelei todas as palavras para construir uma única: Lar.



Sobre o 9º Congresso Palestino



Publico a seguir, para nossos leitores, os detalhes e a programação desse evento.



1. Apresentação



Sim, nós viemos de Lá: Palestina. Cada filho e filha de palestinos, nascidos no Brasil, recordam das recordações dos seus pais? Sim, cada um de vocês veio também de lá. E tudo que vocês são hoje, em parte, vem da Palestina. Não lembra das histórias dos seus pais?



Quem sabe onde seu pai e/ou mãe nasceram, onde viveu, a casa onde morou, a escola onde estudaram, as ruas onde andaram, os campos que cultivaram, as danças que dançaram, as musicas que cantaram, as comidas que comeram, os sonhos e pesadelos que tiveram?



A diáspora, o exílio de nossos pais, nos fez brasileiros. Essa pátria Brasil que acolheu nossos pais, é também, parte de nosso patrimônio e de nossa cultura.



A ocupação tenta destruir as recordações, destruir a história de cada um de vocês, destruir a origem dos pais de seus pais, destruir a cadeia milenar que culminou na sua condição de Brasileiro de origem palestina.



Será que devemos permitir que nós próprios aceitemos a destruição de quem somos?



O que significa lutar pela libertação da Palestina senão lutar pela própria história e valores de seus pais? Lutar pela Palestina não significa honrar e preservar a sua própria dignidade e história? Vamos ficar lamentando a nossa própria destruição?



Quando você olhar para seu filho e ele te perguntar: “pai, porque nasci no Brasil?”, o que você irá responder?



Para lutarmos precisamos estar juntos, unidos e organizados, pois assim fazem nossos inimigos que ocupam e destroem a Palestina.



Esse é o sentido maior, a grande dimensão de cada um de vocês participarem do Congresso: organizar-nos, nos fortalecer, de forma ampla e democrática, para preservarmos a nossa identidade,nossos valores, nossa historia, nossas origens e construirmos um futuro de paz e liberdade para nossas famílias, onde quer que estejamos…aqui no Brasil ou na Palestina.



2. A convocação do Congresso



Brasília, 1º de junho de 2006.



Prezados Presidentes e Diretores das Entidades e Sociedades Palestinas:



No uso das atribuições estatutárias da Diretoria Nacional e de acordo com o Artigo 35º, alíneas nº. 4 e 8:



 “São atribuições e Deveres da Diretoria Nacional:
(….)


IV. Convocar as Assembléias Nacionais Federativas Ordinárias e Extraordinárias”;
(….)


VIII. Nomear comissões especiais, nas quais poderão ter funções para o melhor êxito do desempenho de suas obrigações”



Convoco, em caráter extraordinário, a 9ª Assembléia Geral da Confederação Árabe Palestina do Brasil no prazo de 60 dias e no máximo 90 dias após a data de emissão deste comunicado e ficam constituídas as seguintes comissões :



1. Comissão Organizadora: Alayyan Taher – Presidente – Porto Alegres – RS; Emir Mourad – São Paulo – SP; Fátima Ali – Porto Alegre – RS; Ebrahim Shahin – Porto Alegre – RS; Dauli Baja – Porto Alegre – RS.



2. Comissão de Apoio: Rabah Awad – Brasília – DF; Jamal Salem – Campo Grande – MS; Abdo Hassan – Brasília – DF; Hassan El Gamal – Rio Janeiro – RJ; Husam Mansour – Maringá – PR; Read Barakat – Uruguaiana – RS; Monir Soleiman – Santana do Livramento – RS; Khaled Toom – São Paulo – SP; Ali El Khatib – Campinas – SP; Jamil Othman – Quarai – RS.



3. Comissão Jurídica: Nasser Judeh – Santana do Livramento – RS; Jamile Abdel Latif – Americana – SP; Samir Salman – Uruguaiana – RS; Nader Baja – Porto Alegre – RS; Maissar Omar – Pelotas – RS.



4. Comissão de Comunicação e Imprensa: Tariq Saleh – Porto Alegre – RS.



5. Comissão Consultiva: Hassan Emleh – São José do Rio Preto – SP; Hanna Safieh – Natal – RN; Fauzi El Mashni – Tubarão – SC; Ramadan Hassan – Brasília – DF.



Comunico que por motivo de minha ausência do Brasil e até a data da realização do 9º Congresso, o Senhor Alayyan Taher assume, com plenos poderes, a responsabilidade institucional da COPAL e a presidência da Comissão Organizadora do referido Congresso.



As entidades/ sociedades que não realizaram eleições para sua diretoria nos últimos dois anos deverão providenciar a organização e realização das mesmas.



Todas as Diretorias deverão nos enviar as atas para as eleições, onde deve constar o numero de membros associados, numero de votantes e os nomes da nova diretoria, com o devido registro em cartório.



Devemos assim cumprir as determinações estatutárias e todos atuarem e colaborarem para o sucesso do nosso 9º Congresso.



Fraternalmente,



Dr. Farid Suwwan,
Presidente



3. Circular da Comissão Organizadora



Prezados Presidentes e Diretores das Entidades palestinas no Brasil



Prezados (as) palestinos, palestinas e seus descendentes brasileiros,
Prezados jovens da comunidade palestina,



Reunidos em Brasília, em 29 de outubro último, a Comissão de Organização do 9º Congresso das Comunidades e Entidades Palestinas no Brasil, juntamente com e a Diretoria da COPAL, na presença da Senhora Embaixadora Mayada Bamie e do Dr. Farid Suwwan – Presidente da COPAL, de acordo com as nossas responsabilidades institucionais e os comunicados emitidos anteriormente a todas as entidades, decidimos convocar o 9º Congresso das Comunidades e Entidades Árabes Palestinas no Brasil para os dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2007, na cidade de Porto Alegre.



Agradecemos as proposições da Sociedade Palestina de Brasília e do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino pelo comprometimento dessas entidades em sediar o 9º Congresso. Foi escolhida a cidade de Porto Alegre como sede do 9º Congresso pelo expressivo número de entidades palestinas do Estado do Rio Grande do Sul que firmaram proposição nesse sentido, além de outras entidades nos demais estados do país, que referendaram esta Capital.



Declaramos que o lema do Congresso será: Fortalecendo Democraticamente as Comunidades na Diáspora Palestina.



Todo palestino, palestina e seus descendentes brasileiros, maiores de 16 anos, estão convidados a participarem ativamente do 9º Congresso em beneficio do bem comum e do progresso de nossa comunidade no Brasil.



As regras para a participação das comunidades e entidades seguem de acordo com o regulamento em anexo.



Declaramos que o atual estatuto da COPAL, aprovado no 8º Congresso, em março de 2004, não teve seus registros efetuados devido à não constituição de, no mínimo, duas Federações Estaduais. Por esta razão devemos rever nosso estatuto e criarmos um programa para as comunidades.



Informamos ainda, que o estatuto da Federação das Entidades Árabe-Palestino Brasileiras fundado e registrado no ano de 1980, está sendo reativado.



A COPAL estará enviando proposta de estatuto e as normas para recebimento de emendas e, ao mesmo tempo, estaremos recebendo democraticamente todas as sugestões e proposições sobre estatuto de todas as entidades palestinas no Brasil. Estas informações serão remetidas à comissão jurídica para adaptação.



Quando as sugestões forem divergentes, a comissão jurídica destacará os pontos conflitantes para serem deliberados pela assembléia do 9º Congresso.



Entendemos que um dos pontos mais importantes do nosso congresso seja a elaboração de um plano de ação e trabalho para as comunidades palestinas.



Por isso, convocamos todos os palestinos para que participem e colaborem com sugestões e propostas de trabalho, porque estas servirão de referência para as entidades palestinas no Brasil.



Convidamos a todos e todas, de forma ampla e democrática, sem pré-condições de qualquer tendência ou organização partidária, a participarem e mobilizarem as comunidades, em suas cidades, para debater o futuro das comunidades e suas entidades representativas a elegerem os delegados ao 9º Congresso.



Este será um Congresso para reestruturar as comunidades palestinas, destacando-se as necessidades de cada região e não um congresso partidário ou de discussão de tendências políticas e partidárias.



Convidamos, em especial, os jovens maiores de 16 anos para participarem, em suas cidades, das Assembléias que elegerão os delegados ao 9º Congresso.



A Palestina precisa que nos unamos para que mantenhamos nossas raízes palestinas e que nossos filhos sintam-se orgulhosos de nossa cultura e história, preservando nossa identidade.



Vamos, todos juntos, no exercício pleno da democracia, decidir os rumos de nossa comunidade no Brasil.



Cordialmente,



Elayyan Taher Aladdin
Presidente da Comissão Organizadora do 9º Congresso das
Comunidades e Entidades Palestinas no Brasil
Presidente Interino da COPAL



4. Programação do Congresso



Sexta , 26/01/2007



12h às 19h – Recepção das Delegações no Aeroporto, transporte ao Hotel e identificação dos membros nas mesas de Inscrição.
– Identificação e entrega dos Crachás de Credenciamento aos Delegados.



19h – Jantar



21h – Cerimônia de Abertura
– Assumirão um lugar de honra na Mesa Presidencial as autoridades internacionais, nacionais, estaduais e municipais.
– Apresentação dos Hinos Nacionais da Palestina e do Brasil
– Abrirá oficialmente a Sessão o Presidente da Comissão Organizadora do Congresso.
– Apresentação oficial das Delegações
– Discurso do Presidente da COPLAC
– Discurso do Presidente da COPAL
– Farão uso da palavra as mais altas autoridades presentes.
– Discurso da Embaixadora da Palestina no Brasil- Sra. Mayada Bamie



22h – Apresentações
– Cantora Marina El Ali
– Grupo Folclórico Terra – Porto Alegre – Coord.: Soraya Baja
– Grupo Folclórico Al Aqsa – Uruguaiana – Coord.: Mohamad Mahran
– Grupo Folclórico Al Watan – Santa Maria – Coord.: Ussama Samar



Sábado, 27/01/2007



9h – Plenário de Abertura
– Eleição da Mesa Presidencial do Congresso: Presidente, Vice-Presidente, Secretário e dois relatores.
– Verificação e confirmação do quorum
– Informe Geral do Presidente da COPAL
– Intervenções dos representantes das delegações das entidades e comunidades, que desejam fazer uso da palavra.
– Formação das Comissões de Trabalho



13h – Almoço



15h – 20h – Reunião das Comissões de Trabalho



20h – Jantar



21h – Mesa Redonda sobre o tema: “A Juventude e seu papel na organização e fortalecimento da comunidade palestina no Brasil”



Domingo, 28/01/2007



9h – Plenário de Encerramento
– Apreciação e aprovação das propostas das Comissões de Trabalho
– Aprovação do Comunicado Final
– A Diretoria Nacional da COPAL declara encerrado o seu mandato.
– Eleição da Diretoria



13h – Almoço



15h – 18h – Mesa Redonda sobre o tema “Palestina: passado, presente e futuro”.



20h – Recepção Final com atividades folclóricas brasileiras e palestinas na sede da Sociedade Árabe Palestino Brasileira da Grande Porto Alegre.



5. Pautas do Congresso



5.1. Pauta da Cerimônia de Abertura
– Abrirá oficialmente a Sessão o Presidente da COPAL
– Apresentação dos Hinos Nacionais Palestino e do Brasil
– Apresentação das delegações de entidades e comunidades.
– Discurso de abertura do Presidente da COPAL
– Farão uso da palavra as mais altas autoridades presentes.
– Encerramento



5.2. Pauta do Plenário Inicial
– Eleição da Mesa Diretiva do Congresso
– Confirmação do quorum
– Informe Geral do Presidente da COPAL
– Intervenções dos representantes das delegações das entidades e comunidades, que desejam fazer uso da palavra.
– Formação das Comissões de Trabalho
– Intervalo
– Trabalho das Comissões.
– Intervalo 
– Mesa Redonda
– Encerramento
 


5.3. Pauta das Comissões
– Eleição do Coordenador e relator
– Apresentação dos Delegados
– Leitura das propostas e seu ordenamento
– Apreciação sobre cada Proposta apresentada
– Relatório das Resoluções da Comissão para ser apresentado em Plenário



5.4. Plenário de Encerramento
– Aprovação dos Relatórios das Comissões
– Aprovação do Comunicado Final
– Declaração de término do mandato da Diretoria da COPAL
– Aprovação do Local do próximo Congresso
– Eleição da nova Diretoria da COPAL
– Intervalo 
– Mesa Redonda
– Encerramento



6. Confederação Palestina – COPAL


Diretoria


Presidente: Dr. Farid Suwwan
1º Vice-Presidente: Abdel Rauf Hasan Husni Karajah
2º Vice-Presidente: Elayyan Taher Aladdin
Secretário Executivo: Emir Mourad
Secretário Financeiro: Rabah Mohamed A. K. Abdelgawah
Presidente Interino: Elayyan Taher Aladdin


Conselho Fiscal e Jurídico


Nasser Judeh
Jamile Abdel Latif
Sael Atari

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor