Aniversário da Revolução dos Cravos em Olinda
Homenagem a Vandré reúne Xico de Cariño e Marcelo Melo em show especial na Tasca Ibérica, celebrando os 50 anos da Revolução dos Cravos em Olinda.
Publicado 24/04/2025 11:24 | Editado 24/04/2025 11:30

Uma boa notícia:
Xico de Cariño, da Galícia, e Marcelo Melo, do Quinteto Violado, estarão juntos para a celebração do 25 abril, em uma homenagem à Revolução dos Cravos. Na Tasca Ibérica, nesta sexta-feira (25), às 20 horas.
Em 1970, os dois músicos estavam com Geraldo Vandré em Paris no tenebroso ano da ditadura brasileira. Gravaram “Das terras de Benvirá”, aqui neste link do disco, lançado em 1973. Nele aparecem Marcelo Melo e Xico de Cariño com o nome de Kico de Cariño.
DAS TERRAS DE BENVIRÁ – Discografia Brasileira
Esta será uma terceira visita de Xico de Cariño a Olinda e ao Recife. Na primeira vez, ele conta: “Tirei uma aprendizagem de berimbau com Erasto de Vasconcellos, em 1979. Na segunda vez, com o meu grupo de fantoches e animação, Faba Na Ola, (e da paulistana Rosa E.Gantes) em intercâmbio com o grupo de mamulengos do Recife, Alegría do Molengo, em 1990, da família Spencer. Lembro de atuar no Pátio de S. Pedro e em Boa Viagem, no Recife, e no mercado de Olinda”.
Marcelo Melo, entre muitas contribuições à música popular brasileira, todos o conhecem daquele arranjo seminal do Quinteto Violado para Asa Branca, aqui Quinteto Violado – Asa Branca (1972)
Xico de Cariño, por sua vez, está somente com 70 anos de trajetória musical, política e humana. Vem da Galícia para esta terceira visita a Olinda, agora para matar a saudade e revigorar todos os amigos e amigas com a sua paixão político-musical.
Ponham por favor na sua agenda: em 25 de abril, grande encontro entre Xico de Cariño e Marcelo Melo, do Quinteto Violado. Às 20 horas, na Tasca Ibérica, em Olinda. Juntos para celebrar a Revolução dos Cravos, com homenagem a Vandré, com quem ambos gravaram disco em Paris, em 1970.
Um encontro assim nos deixa com o peito repleto de felicidade.