A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Urariano Mota

Jornalista do Recife. Autor dos romances “Soledad no Recife”, “O filho renegado de Deus” e “A mais longa duração da juventude”
Lição de literatura

“No desenvolvimento do conto vem a exposição do método férreo, pesado, de formação de crianças miúdas e franzinas para a música. Não cometerei spoiler, nem mesmo para mostrar um momento altíssimo de terror da criança que narra o conto quando adulto. “

Imprensa local e coronavírus

“Os editores burocratas sabem muito bem dividir o mundo: o que é da cidade é local, o que é fora da cidade é nacional. Notem que na divisão de tarefas bruta, o que for além das fronteiras do Recife já periga ser nacional. Nem o interior nordestino, mesmo o sertão pernambucano, é local.”

Marrocos, o teatro de striptease no Recife

O aniversário ontem da cidade do Recife me faz republicar o texto sobre o Teatro Marrocos do nosso Dicionário Amoroso do Recife. E a razão chega a ser engraçada. Já observei em outro lugar, e aqui volto a observar, que os jovens não têm a memória da sua cidade porque ninguém lhes fala da realidade humana da terra, e neste passo caminham numa ignorância histórica do mundo.

A maternidade de Maria

“Para o dia 8 de março, eu poderia escrever mil e uma palavras sobre o crime do feminicídio. Mas sinto que em vez da eloquência eu seria apenas tagarela, por incapacidade de análise.”

A princesinha Maricota do Carnaval

“Eu queria falar tudo o que manda o coração para essa menina. Eu bem queria ser um homem feliz por dizer tudo o que ela inspira em um espaço tão breve, que será lido de passagem, entre um instante e outro da última notícia, entre a passagem de um bloco, de um maracatu, de um clube ou outro nas ruas. “

O carnaval do Recife e Clarice Lispector

“Essa era a gente antes do estouro do frevo que passava em frente à porta do sobrado onde a menina Clarice vivia e morava.”

As empregadas domésticas que jamais irão para a Disney

“Todo o mundo ia para a Disneylândia, empregada doméstica ia para a Disneylândia, era uma festa danada!”, disse Paulo Guedes.

A China para os socialistas do Brasil

“Quando fecho os olhos e recordo, descubro que todos temos seis, sete ou oito vidas. Até mesmo os que trilhamos o tempo no mesmo lugar, cercado pelas mesmas pessoas, se isso for possível. “

Norman Mailer X Muhammad Ali

Em 31 de janeiro de 1923, nasceu o escritor Norman Mailer. Autor de Os Nus e os Mortos, Os Exércitos da Noite, A Canção do Carrasco, a biografia Marilyn, entre outros livros, ele foi um dos criadores do chamado jornalismo literário.

A namoradinha porcina do Brasil

“O namoro de Regina Duarte com Bolsonaro, com aliança na mão para assumir a Secretaria de Cultura, acorda na gente estas linhas.”

O político, escritor e pensador Joaquim Nabuco

“Separar o literário do político e o político do literário seria o mesmo que não ver em Joaquim Nabuco um dos nossos mais geniais escritores. “

Abraham Weintraub, o falsificador

“Ele foi reprovado em 9 matérias num tempo recorde de 3 semestres na USP, com direito a nota zero em uma cadeira. Mas a dúvida, por isso mesmo, permanece: como ele pôde avançar até o diploma?”

1 2 3 20

Colunistas

Altamiro Borges
As Cartas do Pai por Ivan Cosenza
Abigail Pereira
Luciano Siqueira
Wadson Ribeiro
Christian Lindberg
Alexandre Lucas
José Reinaldo Carvalho
Jandira Feghali
Paulo Kliass