Graça e Coragem

Para além da relação afetiva muito forte entre o escritor e filósofo Ken Wilber e Treya, desenha uma trajetória de resistência, angústia e dor cotidianas

Assisti no final do mês de outubro ao filme “Graça e Coragem”, lançado pela Netflix. Já o indiquei para várias companheiras, no mês em que se chama a atenção para a séria questão de saúde que é o câncer de mama – o chamado Outubro Rosa. A película trata de uma história real de resistência e sofrimento de Treya (Mena Suvari) e do romance com Ken (Stuart Townsend), que, após 10 dias de casados, receberam a notícia de que Treya estava com câncer de mama, em estágio 2.

“Graça e Coragem” é, por óbvio, um drama, baseado em romance francês lançado em 2021. Para além da relação afetiva muito forte entre o escritor e filósofo Ken Wilber e Treya, desenha uma trajetória de resistência, angústia e dor cotidianas e a procura incessante pela cura da doença. É produzido, escrito e dirigido por Sebastian Siegel, a partir do livro do mesmo nome do filósofo Ken Wilber.

Leia também: O governo Lula e o cinema

É ambientado nos anos 1980, na Califórnia, a estória se desenrola a partir do livro escrito por Ken e de registros deixados em diários comoventes por Treya. O filme mistura coragem, comprometimento, busca constante de superação e entrega do casal, que enfrenta uma maratona de tratamentos. Ken fica ao lado da companheira nas longas buscas de tentativa de cura para a doença.

Sem dúvida, é um retrato vibrante sobre as relações humanas, sobre a entrega e o quanto é necessário uma atenção preventiva e cotidiana à saúde das pessoas. Assim como a saúde pública tem o papel de acompanhar a(o) paciente com respeito e amor.

Em nosso país, é préciso preservar o Sistema Único de Saúde, dotando-o de financiamento e fortalecimento. O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras. É necessário que o diagnóstico seja realizado o mais precocemente possível para aumentar as chances de cura.

A campanha do Outubro Rosa ocorre desde 2008 no Brasil e tem o objetivo de conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. São 15 mil mortes por ano, o que representa 2,5% das mortes de mulheres. Segundo informações do site do Senado Federal, a doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões brasileiras, excetuando-se a região Norte, onde o câncer do colo de útero é o que mais atinge as mulheres. Ainda, conforme destaca o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2022 o Brasil poderá diagnosticar 66 mil novos casos da doença; isto representa 99% em mulheres e apenas 1% em homens. O Inca alerta que uma entre doze mulheres no Brasil terá câncer de mama e a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto. Por isso, é fundamental a realização de amplas campanhas de orientação e prevenção à doença, dar voz às mulheres que passam pela superação do câncer, lembrando que a qualquer tempo pode-se ser acometida(o) por essa enfermidade. É necessário ampliar a batalha pelo Sistema Único de Saúde reconhecendo sua importante construção, inclusive da Politica de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism).

Leia também: Bolsonaro entrega o Brasil sem dinheiro para auxílio, merenda e remédios

Na atualidade em que lavamos a alma com a eleição de Lula, vamos ter que reconstruir o Brasil, apostar na luta das mulheres e de todo o povo, e nisso o SUS precisa da integração de todas as forças da sociedade, para atenção à politica dos direitos sexuais e direitos reprodutivos.

Agora, estamos no mês de novembro, mês da luta contra a violência às mulheres e meninas, mês da consciência negra e mês também dedicado à prevenção de doenças que afetam a saúde da população masculina. Vamos continuar nosso caminho com esperança e com muita luta para preservar a saúde de todas e todos e para reconstruir o Brasil.

  • Referência:
  • https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/comum/exposicao-exalta-importancia-de-rede-de-apoio-na-luta-contra-cancer-de-mama#:~:text=%C3%89%20ele%20a%20primeira%20causa,diagn%C3%B3stico%20precoce%20e%20o%20tratamento.
  • https://www.inca.gov.br/estimativa/introducao
  • Filme “Graça e Coragem
  • Drama/ Romance – 1h 41min
  • (pode conter spoiler)
  • Direção :Sebastian Siegel
  • Elenco: Brian McGovern, Mena Suvari, Stuart Townsend
  • Título original: “Grace And Grit”
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor