O que está acontecendo no Haiti? Após o assassinato do presidente do país, Jovenel Moïse, e do primeiro ministro-interino Claude Joseph afirmar que deixará o cargo, o Haiti enfrenta dias de tensão em busca de solucionar o crime e tentar organizar a vida do país. Neste vídeo falo sobre a história e a atual situação da nação caribenha.
Fonte: TV Grabois
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
A original forma de escolha de candidatos a presidente do Chile é o principal destaque na análise internacional de Ana Prestes, que também aborda, nesta segunda-feira (19), as investigações sobre o assassinato de Jovenal Moise, presidente do Haiti, a tentativa de Joe Biden de constranger o governo cubano, os protestos e distúrbios na na África do Sul, a falta de entendimento entre as forças político-religiosas do Líbano para compor um novo governo, a tensão entre a União Europeia e a Hungria em razão das políticas homofóbicas do governo de Viktor Orban e o crescimento da empresa chinesa Xiaomi.
O primeiro-ministro haitiano Claude Joseph decretou o estado de sítio em todo o território nacional e pediu calma após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (7).
A proclamação da vitória de Pedro Castillo depois de seis semanas das eleições presidenciais no Peru é um dos destaques principais da análise internacional de Ana Prestes, que também trata da posse de Ariel Henry como primeiro ministro do Haiti, das investigações da participação dos Estados Unidos e da Argentina no golpe de 2019 na Bolívia, a retormada do julgamento do ex-presidente sulafricano Jacob Zuma, das denúncias de espionagem feitas pelo software israelense Pegasus e a tentativa dos Estados Unidos de imputar à China atos criminosos em “ações cibernéticas desestabilizadoras”.