Sochi- Inverno 2014

Durante a guerra civil russa a área litoral viu confrontos armados esporádicos envolvendo o Exercito Vermelho, Branco Movimentos forças, e a República Democrática da Georgia. Como resultado da guerra Sochi tornou-se território russo.

Em 1923, Sochi adquiriu uma de suas características mais marcantes, a Estrada de Ferro de Tuapse a Geórgia dentro de um ou dois quilômetros da costa. Embora este ramo do Caucaso do Norte RailWay pode parecer um tanto incongruente no cenário de praias e sanatórios, ainda é operacional e vital para a infra-estrutura de transporte da região.

Sochi foi estabelecido como uma área de resort na moda sob a liderança Joseph Stalin, que teve o seu dacha construída na cidade. Na época, os escritores, jornalistas ocidentais escondem isso, mas era reservado aos trabalhadores, lideranças partidárias que precisavam de tratamento de saúde. O museu de Stalin, com uma estátua de cera do líder, está agora aberto ao público. Durante o governo de Stalin a cidade tornou-se repleta de edifícios com essas características, exemplificadas pelos sanatórios Rodina e Ordzhonikidze. A peça central deste período inicial é Alexei Shchusev do construtivista Instituto de Reumatologia (1927-1931). A área foi continuamente desenvolvido até o fim da União Soviética.

Após a perda dos resorts tradicionalmente populares da Rússia Criméia península (transferido para longe da URSS para o SRR ucraniano em 1954 por Khrushchev. Sochi emergiu como o não oficial capital do verão do país. Durante Vladmir Putin a cidade testemunhou um aumento significativo do investimento, embora muitos turistas russos ainda migram para os resorts mais baratos da Abcásia vizinho (Georgia ), Ucrânia , ou a costa mediterrânea da Turquia . Além disso, Sochi tem também serviu como o local para a assinatura de vários tratados, especialmente aqueles entre o georgiano, separatista da abkhazia e separatista da Ossétia do Sul que rege as autoridades.

É nesta maravilhosa região que atinge durante o verão entre 25 e 30 graus que ocorre as Olimpíadas de Inverno de 2014!

Jogos Olímpicos de Inverno são um evento multi esportivo realizado a cada quatro anos reunindo modalidades de desportos de inverno disputadas no gelo e na neve, sendo um dos eventos máximos do movimento olímpico ao lado dos jogos olímpicos de verão.

A primeira competição de caráter mundial a reunir desportos de inverno foi a Semana Internacional de Desportos de Inverno, realizada em1924 na cidade francesa de Chamonix. Apenas dois anos depois o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu dar o estatuto de Jogos Olímpicos àquela competição, que passaria a acontecer regularmente.

No princípio, os Jogos de Verão e de Inverno eram atribuídos a um mesmo país para serem realizados no mesmo ano. Foi assim até a quarta edição, na Alemanha, em 1936. Depois de duas edições canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial (Saporo em 19400 e Cortina D`Ampezzo em 1944), os Jogos passaram a ser realizados por países diferentes, mas continuaram a acontecer no mesmo ano. Em 1986o COI decidiu intercalar os Jogos de Verão e de Inverno, realizados sempre nos anos pares. Assim, os jogos de albertville de 1992 deforam sucedidos pelos jogos de Lillehammer 1994.

Os Jogos de Inverno sofreram mudanças significativas desde a sua criação, assim como no futebol e nos próprios jogos de verão. A entrada da televisão como um meio global de comunicação comercializou o conteúdo e o perfil dos Jogos. Foi a partir daí, criado um fluxo de renda, através da venda de direitos de transmissão e publicidade, que tornou-se, extremamente lucrativa para o COI.

Isto permite que interesses externos e alheios ao esporte, tais como empresas de televisão e patrocinadores influenciassem os Jogos. O COI, do qual faz parte o Nuzman, teve de responder a críticas diversas e escândalos internos, bem como a utilização de substâncias dopantes por atletas.Quase sempre, governantes também têm usado os Jogos de Inverno para mostrar a pretensa superioridade sob seus adversários.

Os Estados Unidos sediaram os Jogos quatro vezes, mais do que qualquer outro país. Em seguida vem a França, com três edições. No total, dez países já receberam os Jogos de Inverno. A ultima edição ocorreu em Vancouver- CAnadá, em fevereiro de 2010. A atual edição está sendo disputada no balneário de Sóchi, na Rússia, que também é a primeira cidade subtropical a receber os Jogos Olímpicos de Inverno. A edição de 2018 está marcada para o condado de Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Brasil

Em sua primeira participação em Albertville em 1992, o país levou 6 homens e 1 mulher, todos competindo no esqui alpino. Quatorze anos depois, em Turim 2006 com Isabel Clark, praticante de snowboard, alcançou o melhor resultado histórico de participação brasileira (bem como latino-americana) nos Jogos de Inverno, ficando em nono lugar.

A pergunta é: Porque o Brasil que não tem neve, montanhas geladas, clima que permita o desenvolvimento de atletas nacionais nas modalidades insistem desde então em enviar atletas? O que o país perde não participando? O COB precisa responder.

É claro que o artificialismo desta imposição aparece nos resultados pífios alcançados pelo nosso “país” nos jogos. Como vimos a melhor colocação latino-americana foi o 9º lugar. No snowboard que é uma modalidade transportada das águas do mar para o gelo, mais artificial impossível.

A gravíssima contusão da Lais Souza não é um acontecimento fortuito. É consequência de uma política equivocada que objetiva arrecadação financeira e busca de prestígio por parte da cartolagem brasileira que faz tudo absolutamente tudo para se manter no poder.

Nós amantes do esporte, só nos resta além da luta e da critica, amenizar a acalmar nossa consciência e revolta assistindo o talento e competência dos holandeses,noruegueses nas pistas geladas, mas nem tanto, da cidade que tem como musa a bela e concentrada Anna Sidorova capitã da seleção russa de curling.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor