A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Elza Campos

Assistente social, mestra em Educação (UFPR), ex-presidenta nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM) e Secretária de Mulheres do PCdoB-PR.
“Os Dois Hemisférios de Lucca”

Filme retrata a jornada de uma mãe em busca de um tratamento inovador para o filho com paralisia cerebral, enfrentando desafios e superação.

“Viver”

Filme emociona ao explorar a redescoberta do essencial, com Bill Nighy brilhante em um drama sensível sobre o tempo, as pequenas alegrias e o verdadeiro significado da vida.

Camille Claudel: esculpindo a paixão e a dor de viver!

A genialidade e a tragédia de Camille Claudel que desafiou o machismo, rompeu padrões e marcou a história da escultura com sua arte e sua dor.

 “O Homem do Jazz” (A Jazzman’s Blues)

Estrelado por Joshua Boone e Solea Pfeiffer, o drama conta a história de um amor proibido e todos os seus segredos guardados nos Estados Unidos na década de 40.

“O Trem Italiano da Felicidade”

Uma comovente história de superação e solidariedade, mostrando as cicatrizes da guerra, o amor materno e a esperança no futuro pelo olhar sensível de uma criança.

“Ela Disse:” a dor do silêncio

Longa apresenta uma gama intrincada de abusos sexuais e intimidações, por parte do diretor Harvei Weinstein, fundador da Miramax, e de como perpetuou o silêncio de suas vítimas

“Loving: uma história de amor”

“Pessoas oprimidas não podem permanecer oprimidas para sempre. O anseio pela liberdade eventualmente se manifesta.” (Martin Luther King Jr)

A Sra. Graeml e sua “nova” proposta da “roda dos expostos”

Crítica à proposta de uma candidatura de Curitiba sobre adoção de filhos de mães solteiras, ligando-a às violências históricas e atuais contra mulheres e crianças                  

“Sombra”

Longa de Bruno Gascon, explora a dor de uma mãe em busca do filho desaparecido, expondo o sofrimento causado pela ineficácia da justiça e a cruel realidade do rapto infantil.

“A escavação”

Longa da Netflix celebra a descoberta arqueológica em Sutton Hoo, explorando ciência, poder, amizade e o papel de figuras esquecidas na história.

“Os Rejeitados”

Comédia dramática de Alexander Payne destaca temas de solidão e transformação em um colégio conservador, onde três personagens isolados se conectam e encontram esperança.

A destemida Antonia

Filme holandês de 1995 celebra o poder das mulheres através de uma narrativa feminista, humanista e libertadora, explorando a vida e a morte em uma comunidade rural patriarcal.

1 2 3 9