UJS-CE repudia truculência de órgãos da segurança pública em Fortaleza

A União da Juventude Socialista no Ceará (UJS-CE) critica a forma violenta como a Guarda Municipal de Fortaleza e a Polícia Militar do Ceará têm agindo em episódios na capital. Em nota, a entidade ratifica a necessidade de “cobrar a responsabilização dos envolvidos” em casos de truculência. Leia a seguir a íntegra do documento:

UJS-CE repudia truculência de órgãos da segurança pública em Fortaleza

A União da Juventude Socialista repudia a forma com que a Guarda Municipal de Fortaleza e a Polícia Militar do Ceará vêm recorrendo em ações truculentas, absolutamente desproporcionais, em ambientes freqüentados, sobretudo, pela juventude. Foi assim na Praça da Gentilândia e na Praça dos Leões nos últimos finais de semana e nos atos de rua contra o governo golpista. São agressões psicológicas e físicas, com uso de arma de bala de borracha, arma de desfragmentação e de fogo. Assim, agridem e também matam, como nas chacinas em comunidades, a exemplo do Curió – Messejana, que tem cerca de 40 policiais envolvidos direta ou indiretamente com o caso.

A forma de agir herdada de uma formação militar que objetiva a defesa do estado em ambiente de guerra e se transfere da PM para a Guarda Municipal, naturaliza abusos e posturas ditatoriais nestas instâncias, e não pode ser a formação de quem deveria proteger a população. É evidente a urgência da desmilitarização da polícia para avançarmos na segurança pública.

No entanto, fica também claro que estas ações recorrentes não são aleatórias. Um comando que resiste à transformação e à desmilitarização e se sustenta em figuras públicas que apóiam tais atitudes dentro das corporações, gerando sensação de terror para reforçar na população a necessidade desta forma de agir, está no pano de fundo desse cenário.

Não iremos aceitar. Não iremos tolerar ações violentas e criminosas. Continuaremos a ocupar os espaços de lazer destinados à juventude e a cobrar a responsabilização dos envolvidos.

Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar!

UJS Ceará
#DesmilitarizaçãoJá
#EuQueroFimdaPoliciaMilitar