Na cerimônia de abertura do ano letivo, que ocorreu na tarde desta quinta-feira, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz anunciou que os beneficiados pelo auxílio da bolsa família vão contar com um cartão para compra do material escolar dos filhos. Ao todo, 130 mil alunos vão receber o cartão. O investimento será de R$ 36 milhões.
Até o dia 13 de março, todas as escolas públicas do DF estarão livres de cantinas comerciais que existem desde a construção das instituições.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou neste sábado, dia 2, a convocação de 1.688 professores concursados, de 29 disciplinas, para reforçar os quadros em todas as cidades do DF no início do ano letivo de 2013.
O artigo 209 da Constituição da República assegura que “o ensino é livre à iniciativa privada”, desde que cumpridas as normas gerais da educação nacional e mediante autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
Por Madalena Guasco*
Foram abertas nesse domingo as inscrições para o processo seletivo para contratação de 6,5 mil professores substitutos temporários da Secretaria de Educação.
O segundo dia de provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) terminou ontem com 9,7% de abstenções, segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).
O Distrito Federal manteve a 4ª colocação no ranking nacional de escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os colégios da capital ficaram na mesma posição no ano passado. Em primeiro lugar ficou o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Minas Gerais.
Dos 30 colégios do Distrito Federal com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, apenas um não é particular.
Há 19 anos o Telematrícula normatiza o processo de inscrição, para o ano subsequente, na Rede Pública de Ensino. O procedimento, destinado a novos alunos, já registrou 4,3 mil inscrições até a manhã desta segunda-feira.
Famílias de Samambaia, Riacho Fundo I e Planaltina que têm crianças de 3 a 5 anos de idade contarão, até o fim do ano, com três Centros de Educação Infantil (CEI).
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) vai incluir aulas de educação física na grade curricular dos alunos da 1ª a 4º série do ensino fundamental da rede pública a partir do próximo ano.
Ser professor no Brasil é um ato de abnegação. Mas aqui não se trata de uma questão de virtude. Não porque este profissional não mereça elogios, e sim porque ensinar nas escolas públicas a cada dia que passa torna-se uma guerra inglória , uma resistência contra uma realidade cada vez mais insalubre.
Por Daniel Ilirian*