O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse nesta terça-feira (5) que o edital que cria a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav) já está pronto e deve ser publicado “a qualquer momento”.
O diretor geral da União de Ferrovias de Cuba, Miguel Acuña, anunciou a intenção de reparar até o final deste ano, cerca de cinco mil quilômetros de vias férreas, mais da metade de suas 9.300.
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça (1º/5), na coluna Conversa com a Presidenta, que o governo está realizando investimentos no setor ferroviário para promover interligação ferroviária entre todas as regiões do país.
Balanço do Transporte Ferroviário de Cargas divulgado hoje (9) pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) revela que o movimento de cargas pelas ferrovias cresceu 87,6% entre 1997 (ano em que a privatização do setor começou) e 2011.
As obras da mineradora Vale tocadas pela WO Engenharia estão interditadas no Maranhão e Pará. A construtora faliu por conta de uma sequência de calotes aplicados pela Vale.
A presidente Dilma Rousseff percorreu na manhã desta quinta-feira (15) um trecho de seis quilômetros da ferrovia Norte-Sul em Anápolis (GO). O trecho faz parte dos 855 quilômetros de extensão da ferrovia entre Palmas (TO) e Anápolis.
Sindicato dos ferroviários da extinta Sorocabana dará em Osasco, São Paulo, no início de março, um curso gratuito sobre opção de transporte que Brasil abandonou por décadas — e precisa voltar à pauta dos grandes temas nacionais.
O governo federal está investindo, por meio do PAC 2, R$ 46 bilhões em 4,6 mil quilômetros de ferrovias até 2014, informou a presidente Dilma Rousseff na coluna “Conversa com a Presidenta” publicada nesta terça-feira (3). Segundo ela, estão em obras 3,4 mil quilômetros.
As Frentes Parlamentares Nacional, Gaúcha e Catarinense em defesa das Ferrovias – em conjunto com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a Câmara dos Deputados e o Senado da República – realizam, nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30min, no Plenário da Assembleia Legislativa gaúcha, o Seminário. A atividade faz parte do proj e to "Gr ande s Deba t e s Assembleia".
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas realizou hoje (12/08) audiência pública, no salão Vermelho da Prefeitura, para iniciar o debate sobre a importância de se estender a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Campinas. Atualmente, os trens da linha 7 (Rubi) fazem o trajeto estação da Luz (na capital) até a cidade de Jundiaí. O objetivo dos ferroviários é que a nova linha também beneficie as cidades de Valinhos, Vinhedo e Louveira.
A nova ferrovia vai ajudar a escoar a produção que chegará ao Porto de Luis Correia.
A atual coordenadora-geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e futura ministra do Planejamento no governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, Miriam Belchior, afirmou hoje (17) que o transporte ferroviário é fundamental para a logística do país.