A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: Mais Médicos

Emir Sader: A hora da saúde pública

A saúde pública foi sempre o patinho feio das políticas sociais. Enquanto a educação está sempre impulsionada pela ideia de que sua extensão representaria o resgate dos problemas atuais e futuros de um país, a saúde costuma ficar relegada, mesmo se as pesquisas de opinião a coloquem como um dos maiores problemas enfrentados pela população.

Por Emir Sader, em seu blog

Debate do Mais Médicos não deve incluir divergências partidárias

Ao iniciar nesta quarta (4) a sessão da comissão geral no plenário da Câmara para debater a Medida Provisória (MP) 621, que cria o Programa Mais Médicos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o debate sobre o tema não deve ser politizado, nem levadas em consideração diferenças partidárias. A prioridade, segundo ele, deve ser garantir o atendimento médico à população. “Nesse tema não se pode ter partido. Essa iniciativa foi solicitada por prefeitos de todos os municípios”, destacou.

Programa Mais Médicos será assessorado por equipe da OMS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, instituiu uma equipe que contará com 22 médicos cubanos para assessorar, monitorar e avaliar o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde.

Segunda etapa do Programa Mais Médicos recebe 3.016 inscrições

A segunda etapa de inscrições do Programa Mais Médicos teve 3.016 profissionais inscritos. Do total, 1.414 têm diploma do Brasil e 1.602 são formados no exterior. Os municípios também puderam aderir novamente ao programa: 514 cidades e 25 distritos indígenas requisitaram médicos.

Chegam os primeiros médicos de programa

Os 11 primeiros profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, chegaram ao DF ontem.

'Não viemos ao Brasil ganhar dinheiro', afirma médico cubano 

Um ano antes de Brasil, Cuba e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) firmarem o polêmico contrato que permitiu a vinda dos cubanos para atuar no programa Mais Médicos, eles já se preparavam para enfrentar os desafios da saúde pública brasileira. Um dos instrutores do curso de formação que englobou ensino da língua portuguesa e realidade da saúde no Brasil foi o cubano Rodolfo Garcia, 50 anos, conhecedor dos sistemas de saúde dos dois países.

Manifestação contra médicos cubanos foi racista, diz ministra

A ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou nesta segunda-feira (2) que a reação contra os médicos cubanos que chegaram ao Brasil na semana passada, para participar do Programa Mais Médicos, evidencia o racismo e questiona o lugar que os negros ocupam na sociedade.

Mais Médicos ampliará em 200 mil pessoas cobertura da saúde no RJ

O Programa Mais Médicos no estado do Rio deve ampliar em até 200 mil pessoas a cobertura da atenção básica nos municípios atendidos pelos 60 profissionais formados no Brasil que começaram nesta segunda-feira (2) a atuar nas unidades de saúde.

Mais Médicos proíbe prefeituras de demitir profissionais

Depois de denúncias de que prefeituras estariam demitindo médicos para receber profissionais do Mais Médicos, pagos pelo governo federal, o Ministério da Saúde esclareceu que o termo de adesão ao programa proíbe os municípios de demitir os profissionais contratados.

Sobre médicos e monstros

Um dos momentos mais tocantes no filme Diários de motocicleta, de Walter Salles, que narra a viagem do jovem Ernesto “Che” Guevara pela América do Sul na companhia do amigo Alberto Granado, é quando “Che” visita um leprosário da Amazônia peruana.

Por Izaías Almada

O Brasil da delicadeza perdida

Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos…
Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias, pátria minha
Tão pobrinha!

(Vinícius de Moraes. "Pátria Minha". In. Antología sustancial, Adriana Hidalgo Editora, 2013).

Por Marcos Aurélio da Silva (*)

"É preciso combater o debate maniqueísta em torno da saúde"

"É preciso combater o debate maniqueísta em torno da saúde. Não podemos debater os desafios da saúde no Brasil de maneira reduzida", declarou a médica e coordenadora do curso de Gestão de Emergências em Saúde Pública, Helena Petta, ao debater na Rádio Vermelho, sobre as últimas medidas do Ministério da Saúde para intensificar o atendimento no Brasil.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

1 28 29 30 31 32