O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta (19) que dos 682 médicos com diploma estrangeiros que chegaram ao país para o treinamento da primeira etapa do Programa Mais Médicos, 11 ficaram de recuperação e um foi reprovado.
Evolução poderá ser sentida em outros 19 municípios de Alagoas, quando os profissionais estrangeiros começarem a trabalhar.
Aos gritos de "Cubano amigo, o Piauí está contigo!", os médicos foram recebidos com muita festa em Teresina.
Lindo,emocionante e revolucionário, foi assim o ato de boas-vindas aos médicos cubanos realizado por vários movimentos Sociais e partidos Políticos na Base aérea de Belém, no Pará. Entre os participantes, muitos jovens de organizações como União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz) no Pará.
Médicos cubanos, com mais de 19 anos de experiência, trabalharão no Piauí.
Os profissionais com diploma do Brasil que vão participar do Programa Mais Médicos têm até esta quinta (12) para se apresentar nos municípios selecionados. Quem não comparecer será excluído do programa e ficará impedido de retornar pelos próximos seis meses. O processo de apresentação começou no dia 2.
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta (11) que criou o Programa Mais Médicos porque ouviu a demanda da população. Em discurso durante cerimônia de anúncio da construção da Linha 3 do metrô do Rio, Dilma disse que é obrigação de um governo conhecer as necessidades do povo.
O nome de Marcos Tiaraju Correa da Silva foi escolhido de forma coletiva, mediante votação em uma assembleia com quase 10 mil pessoas. O cenário desta decisão era a ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na fazenda Annoni, no norte do Rio Grande do Sul, no dia 1° de novembro de 1985.
Os profissionais de saúde que já chegaram ao Brasil pelo Programa Mais Médicos e que vão atuar em áreas indígenas estão tendo os primeiros contatos com a saúde do índio. De acordo com informações do Ministério da Saúde, um grupo de médicos visitou uma casa de apoio ao indígena no Distrito Federal. Os profissionais devem começar a trabalhar nos municípios a partir do dia 16 de setembro.
Indígenas do Amazonas esperam pelos profissionais selecionados pelo programa Mais Médicos. Há 160 mil indígenas nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) do Estado, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, além de lidar com a falta de infraestrutura, os profissionais destacados podem se deparar com outro problema: a dificuldade de acesso às aldeias, segundo as lideranças locais.
Ex-presidente defende iniciativa do governo federal de trazer médicos estrangeiros para trabalhar no País e diz que "não reconhecer a solidariedade" dos cubanos é "faltar ao bom senso"; líder petista também afirma que deveria haver compreensão, pois "nós não estamos querendo substituir brasileiros por nenhum outro médico".
Dezenas de manifestantes estiveram na frente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), na terça-feira (3), para protestar contra a resistência dos médicos brasileiros em aceitar os profissionais da saúde que vieram de fora do país para trabalhar no programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.