A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: saúde da mulher

UBM convoca para a luta pela saúde da mulher neste 28 de Maio

Nesta terça-feira (28), se comemoram o Dia Internacional pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna. Diversas mobilizações ocorrem para dar visibilidade ao tema, como o tuitaço #mortematernaNÃO. A União Brasileira de Mulheres (UBM) divulga manifsto em sua página oficial na internet. Abaixo.

Saúde da Mulher: João Ananias participa de Conferência na Malásia

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) participa como palestrante da 3ª Conferência Mundial Women Deliver que será aberta nesta terça-feira (28/05), prosseguindo até a próxima quinta-feira (30), no Centro de Convenções de Kuala Lumpur, na Malásia. Convidado do Fórum Parlamentar: Êxitos, Desafios e Obstáculos para Avançar pela Saúde e os Direitos das Mulheres e das Meninas, ele vai falar sobre o papel que o parlamento exerce na fiscalização das políticas de saúde das mulheres.

Mastectomia: Não há consenso da eficácia para prevenção do câncer

O Ministério da Saúde alerta que ainda não há consenso científico sobre a eficácia da cirurgia de retirada das mamas (mastectomia) como forma de prevenção do câncer. O assunto ganhou destaque depois que a atriz norte-americana Angelina Jolie anunciou que se submeteu à cirurgia após ter feito um sequenciamento genético que identificou um “defeito” no gene BRCA1.

Saúde da Mulher: João Ananias é Presidente da Subcomissão

A Subcomissão Especial destinada tratar do fortalecimento da informação e prestação de contas sobre a saúde das mulheres e das crianças foi instalada nesta semana na Câmara dos Deputados. O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) é o Presidente da Subcomissão que, terá um prazo de 90 dias para trabalhar, propondo ações legislativas e subsidiando e produzindo relatório para CSSF sobre mortalidade materna e infantil no país.

Vila Mamífera: portal lançado hoje combate violência obstétrica

"É preciso uma vila para criar uma criança". O provérbio de origem africana ganha cores brasileiras nessa segunda-feira (8), quando um grupo de profissionais de saúde, educadoras perinatais, culinaristas, jornalistas, mães e pais, reúnem-se para lançar um portal sobre maternidade ou, como preferem chamar, maternidade e paternidade ativa.

"Na hora de fazer não gritou"

Essa frase, ouvida por muitas mulheres na hora do parto, é uma das tantas caras da violência obstétrica que vitima uma em cada quatro mulheres brasileiras. Eu fui uma delas.

Por Por Andrea Dip, em A pública
 

Violência no parto: "na hora de fazer não gritou"

Essa frase, ouvida por muitas mulheres na hora do parto, é uma das tantas caras da violência obstétrica que vitima uma em cada quatro mulheres brasileiras. Eu fui uma delas.

Os Conselhos de Medicina e a defesa do direito de abortar

A maioria dos conselheiros federais e dos presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina aprovaram um entendimento para apoiar mudanças no Código Penal ampliando os casos de aborto legal até a 12ª semana de gestação em qualquer situação.

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog

Seminário aborda saúde e políticas públicas para mulheres baianas

A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Lúcia Barbosa, participou nesta quinta-feira (14/03) do Seminário Mulher, Saúde e Políticas Públicas, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Conselho Estadual de Saúde (CES), em Salvador. O objetivo do encontro foi promover uma discussão com diferentes esferas do poder público, sobre as políticas voltadas à saúde integral da mulher, com foco na difusão de informações e garantia de ações integradas.

Carreta da Mulher é destaque governamental

Experiência bem-sucedida no Distrito Federal na realização de exames preventivos da saúde feminina, a Carreta da Mulher foi uma das atrações do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, realizado no fim de janeiro. A unidade móvel, que já realizou 29.451 exames, foi apresentada pelo governador Agnelo Queiroz aos dirigentes municipais de todo o país.

Luciana destaca construção do Hospital da Mulher de Pernambuco

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) participou da primeira agenda de rua do novo prefeito de Recife (PE), Geraldo Julio (PSB), que aconteceu na quinta-feira (3), na visita ao terreno onde será construído o novo Hospital da Mulher. A nova unidade de saúde foi prometida durante a campanha eleitoral e está orçada em R$ 45 milhões. Luciana Santos, que é a única mulher da bancada pernambucana na Câmara, destinou 1 milhão de reais das suas emendas individuais para realização da obra.  

Aprovada vacina gratuita contra HPV para mulheres 

Meninas e mulheres, com idade entre 9 e 45 anos, poderão ter o direito de receber gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

1 5 6 7 8 9