Bolívia fará consulta popular sobre a Lei de Hidrocarbonetos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta sexta-feira (14) que fará uma consulta popular em seu país, com o intuito de realizar mudanças na Lei de Hidrocarbonetos e gerar novos recursos por meio da cobrança de impostos.

“A consulta popular é vital. A luta dos movimentos sociais na Bolívia permitiu que fôssemos proprietários de nossos recursos naturais. Agora temos que fazer com que os recursos conquistados a partir dos hidrocarburetos sejam destinados ao desenvolvimento do país”, defendeu Morales.



Para o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, um estado moderno e industrializado – como propõe Morales – será capaz de distribuir os excedentes, gerar empregos e permitir o desenvolvimento econômico sustentado na Bolívia.



Debate nacional



Quintana destacou também a intenção do governo boliviano em abrir um debate nacional sobre o financiamento da industrialição do gás. “Será uma forma de consolidar a nacionalização dos hidrocarburetos, anunciada no último 1º de maio”, disse.



É a partir do início desse debate que se pretende fazer a consulta popular citada por Morales nesta sexta-feira. “Aí então o povo decididará se os recursos gerados poderão ou não ser destinados à industrialização do gás em nosso país”, explicou Quintana.