Evo e Chávez iniciam exploração conjunta de hidrocarbonetos

A empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e a Petróleos de Venezuela S.A. (PSDVA) anunciaram na noite desta quinta-feira (13) o início dos trabalhos conjuntos para a exploração de hidrocarbonetos no norte da Bolívia.

A Bolívia possui a segunda maior reserva de gás na América do Sul, e exporta atualmente cerca de 32 milhões de metros cúbicos para o Brasil e a Argentina. Apesar de tal potencial, o país não tem recursos para investir sozinho na exploração dos hidrocarbonetos.



No total, as duas empresas investiram cerca de R$ 1,2 bilhão nesse acordo de cooperação, firmado no último mês de maio, em Caracas, entre os presidentes Evo Morales, da Bolívia, e Hugo Chávez, da Venezuela.



Desenvolvimento



Segundo o diretor da YPFB, Jorge Alvarado, os acordos com a PSDVA incluem a formação de uma sociedade mista, na qual a estatal bolviana possui 51%, restando os outros 49% à sua parceira. Além da exploração de hidrocarbonetos, há também a previsão de extração de minérios na região.



Ainda segundo Alvarado, parcerias como a que entrou em vigor nesta quinta-feira favorecem um processo amplo e sustentado de integração entre os países sul-americanos. 'Poderemos desenvolver as áreas de petróleo, gás, eletricidade e petroquímica, de modo a consolidar iniciativas como a Petrosur e a Petroamérica', afirmou.



Com agências