Mexicanos nos EUA protestam contra fraude eleitoral

A luta pela democracia e pela legitimidade ultrapassou as fronteiras do território do México. Nesta sexta-feira (18), a Frente de Mexicanos no Exterior anunciou que ainda hoje serão realizados protestos em diversas cidades norte-americanas, em virtude das

Segundo as informações divulgadas pela Frente, serão realizados protestos em São Francisco, Los Angeles, Califórnia, Chicago, Nova Iorque, Atlanta e Washington, entre outras cidades.



Marcha se aproxima da capital



Enquanto os “estrangeiros” se manifestam nos Estados Unidos, no México a Marcha Nacional pela Democracia cada vez mais se aproxima da capital do país. Manifestantes de mais de 300 cidades se encontrarão no próximo domingo, na Praça do Zócalo, para realizar a segunda assembléia informativa, ao lado do candidado oposicionista López Obrador.



Nesta sexta-feira, centenas de mexicanos se reuniram em frente à sede do Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação (TEPJF), local para onde foram enviados os pedidos de impugnação do resultado da eleição presidencial.



De acordo com os números divulgados pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), Obrador foi derrotado pelo governista Felipe Calderón nas eleições presidenciais de 2 de julho por apenas 0,52% dos votos. Há claras evidências de fraude no processo eleitoral, e por isso a chapa encabeçada pelo candidato oposicionista exige que seja realizada uma nova contagem de votos em todo o país.