Artur Bruno: PARABÉNS, PRESIDENTE

As histórias de sucesso são sempre marcadas por determinação, luta, confiança e, principalmente, por uma boa dose de fé. Gosto das palavras do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard quando diz que “a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas

Ao olhar a trajetória de Lula, a afirmação do pensador parece fazer muito sentido. Nascido no município pernambucano de Garanhuns, o menino Lula não era diferente dos milhares de garotos nordestinos que até hoje povoam os nossos grotões.


 


Pobre, sétimo filho do senhor Aristides Inácio da Silva e da dona Eurídice Ferreira de Mello, Lula parecia estar fadado aos sacrifícios da vida difícil de uma família tipicamente nordestina. Restava ao senhor Aristides tentar a vida no “sul maravilha”. Em 1952, a bordo de um “pau de arara” numa estafante viagem que durou 13 dias, a família Inácio da Silva finalmente desembarcou em São Paulo.


 


Em 1956, a família mudou-se para a capital paulista. A saga urbana do garoto pobre de Garanhuns havia começado. Aos 12 anos conseguiu o primeiro emprego, aos 14 anos teve a carteira de trabalho assinada pela primeira vez facilitando seu ingresso no curso profissionalizante de torneiro mecânico oferecido pelo Senai. Com o certificado à mão Lula começou a trabalhar em fábricas na região do ABC paulista.


 


Levado por seu irmão, o “frei Chico”, começa a integrar o movimento sindical. Em 1969, é eleito pela primeira vez para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, dando início a sua carreira como sindicalista. Em 1980, já maduro politicamente, funda o Partido dos Trabalhadores – PT, juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, lideranças religiosas, representantes de movimentos sindicais e artistas.


 


Pelo PT Lula concorreu ao governo do Estado de São Paulo em 1982 e a presidente da República em 1989, 1994, 1998 e, em 2002, ganhou a eleição com quase 53 milhões de votos, derrotando José Serra.


 


Sua gestão tem sido marcada por investimentos, sobretudo na área social. Criou programas como o “Bolsa Família” que atende cerca de 12 milhões famílias, sendo o maior programa de distribuição de renda do planeta. Os resultados já estão sendo colhidos. Sete milhões de pessoas deixaram a pobreza para integrar a classe média e o salário mínimo teve o maior crescimento real dos últimos 20 anos.


 


Ao olhar para trás observa-se a vida de um cidadão comum, que teve a coragem de enfrentar o desafio de mudar a sua realidade e conseguiu. Ao vislumbrar o futuro, percebemos que ele ainda pode fazer muito pelo país. Parabéns presidente Lula, pelo seu aniversário e pela coragem de mudar o Brasil.


 


Artur Bruno, deputado Estadual pelo PT