Chico Lopes integra mobilização para garantir a siderúrgica do Ceará

O deputado estadual Chico Lopes participa ativamente da mobilização política e social para garantir a instalação da usina siderúrgica no Ceará.

Chico Lopes integra a comissão de deputados estaduais criada para debater e promover ações contra o tema. E destaca a importância do debate a ser realizado na Assembléia Legislativa na próxima segunda-feira, 4/12,  para se cobrar uma posição oficial dos representantes da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério das Minas e Energia.



Lembrando que a instalação da usina siunsiderúrgica no Ceará foi um compromisso de campanha reiteradas vezes lembrado pelo presidente Lula, cuja votação no Ceará superou 80% dos votos válidos, Chico Lopes defende a instalação do empreendimento como uma ação fundamental para o desenvolvimento do Estado. Mas chama atenção para a oportunidade de dicursos inflamados e demagógicos a partir do caso, por parte de integrantes das forças conservadoras.



“Evidente que temos de cobrar do Governo Federal uma posição contrária a esse rompimento de contrato por parte da Petrobras. Ficou certo que o Estado do Ceará receberia a siderúrgica, e isso foi diversas vezes citado pelo próprio presidente Lula. Então, acredito que essa questão se resolverá, por meio do diálogo entre o Governo Federal, Petrobras, investidores e a sociedade em geral. E aí cabe nossa ação, como parlamentares”, analisa Lopes. “Mas não é por isso que vamos aceitar discursos casuístas e demagógicos de figuras que são velhas conhecidas por criticar o presidente. Precisamos é de união suprapartidária para garantir a siderúrgica para o Ceará, não de aproveitamento político desse momento”, acrescenta.



Chico Lopes destaca a importância do debate de iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará sobre o tema, que deverá acontecer na próxima semana. “Será uma oportunidade para debatermos o assunto frente a frente com todos os interessados e saber realmente o que falta para que nosso Estado assegure esse empreendimento, que é tão importante pra nós”.
 


De Fortaleza, Dalwton Moura