PCdoB-SP realiza balanço eleitoral e convoca encontro

Em reunião ampliada de sua direção estadual, o PCdoB de São Paulo realizou nos dias 9 e 10 de dezembro balanço da batalha eleitoral e iniciou o debate sobre as perspectivas e desafios do Partido para

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo falou aos participantes sobre o significado da eleição de  Lula, afirmando que foi uma vitória eleitoral, política e ideológica. Disse que foi uma derrota das elites e da mídia. Registrou como histórica também a decisão do
Supremo que acabou com a cláusula de barreira.


Sobre São Paulo, Renato afirmou que é preciso achar o espaço próprio do Partido, seu lugar na luta travada no estado e que esse é o grande desafio para os comunistas.


Nádia Campeão, presidente estadual do Partido, apresentou o balanço da atividade do Partido nas eleições, que foi sendo construído e enriquecido em inúmeras reuniões do secretariado, da comissão política, dos municipais e com a direção nacional.


O balanço procura tirar lições de dois níveis de questões: as estritamente eleitorais e as de caráter mais permanente na vida do Partido.


Na parte referente às questões eleitorais, o balanço aponta que a direção não soube tirar todas as conseqüências das dificuldades da batalha somadas às fragilidades do Partido, estabelecendo objetivos muito acima das possibilidades reais. Claro que isso se somou a outros tantos aspectos, mas teve certa centralidade na derrota.


Nas questões referentes aos problemas mais gerais do Partido, entre outros aspectos, destaca a necessidade de o Partido encontrar seu lugar próprio no espectro político do estado, através de mais protagonismo político e inserção social.


A reunião aprovou a convocação de um Encontro Estadual para o mês de abril, o qual além de consolidar o balanço enfrentará a pauta de definir os novos desafios do Partido. Aprovou ainda a inclusão de Nivaldo Santana e Julia Roland no secretariado estadual.


Durante a reunião foram lançadas  também as teses sobre a Conferência Nacional Sobre a Questão da Mulher com a presença de inúmeras lideranças estaduais.


Clique no link abaixo e leia o documento.


http://www.vermelho.org.br/pcdob/estaduais/sp/qo_eletronic/2006/doc-estadual.doc