Enquete do jornal O Estado de São Paulo mostra vitória de Aldo entre deputados do Piauí
Segundo enquete feita pelo jornal O Estado de S. Paulo com 416 dos 513 deputados (81%) de todos os estados do país mostra cenário favorável a Arlindo Chinaglia (PT). No Piauí o resultado mostra que é o comunista Aldo Rebelo que tem preferencia entre os de
Publicado 28/01/2007 14:51 | Editado 04/03/2020 17:02
Chinaglia obteve 174 votos, ou 41,8%, seguido por Aldo, com 113 (27,2%), e Fruet, com 80 (19,2%). Para se eleger será necessário atingir a maioria absoluta de 257 votos – metade dos deputados mais um. No segundo turno vale a maioria simples.
Todos os deputados eleitos ou reeleitos em 2006 foram procurados para opinar, entre os dias 22 e 26, sob a condição de não terem o nome publicado. Não responderam ou não foram localizados 97 deles.
Segundo a enquete, Chinaglia vence em 14 Estados (Acre, Bahia, Rio, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e Aldo em 8 (Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Piauí, Sergipe e Tocantins). Curiosamente, Fruet vence apenas em São Paulo, Estado que elegeu os dois principais candidatos. Houve empate de Aldo e Chinaglia em Mato Grosso e na Paraíba; entre Chinaglia e Fruet no Paraná e entre os três candidatos em Roraima
A comparação com a enquete anterior indica reviravolta em 9 Estados, com desvantagem para Aldo. Ele perdeu a liderança em São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima. Chinaglia desceu para segundo no Piauí e deixou a briga empatar no Paraná, terra de Fruet. No Tocantins, a disputa estava indefinida na primeira semana de janeiro, mas hoje Aldo venceria.
De olho em um dos cargos de maior visibilidade no País, os candidatos apostam em outro ingrediente, que pode interferir na última hora – o voto secreto. Foi esse mecanismo que permitiu em 2005, num resultado desastroso para o governo, a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE), derrotando os petistas Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e Virgílio Guimarães (MG). A enquete aponta, por exemplo, o voto de um petista e dois tucanos em Aldo. O PFL apóia Aldo, mas dois pefelistas preferem Chinaglia. E restam quatro dias.