Maranhão – PC do B defende unidade progressista

 Comissão Política  do PC do B no Maranhão anunciou ontem, após reunião, que vai conclamar todos os partidos do campo democrático e popular e os demais que integram a base de apoio do Governador Jackson Lago a discutir uma alianç

A Comissão Política  do PC do B no Maranhão anunciou ontem, após reunião, que vai conclamar todos os partidos do campo democrático e popular e os demais que integram a base de apoio do Governador Jackson Lago a discutir uma aliança eleitoral que alcance o maior número de municípios do Maranhão. Os comunistas também trataram da sucessão em São Luís e confirmaram o nome do deputado federal Flávio Dino como pré-candidato a prefeito.
Na avaliação da direção comunista as alianças deverão ser construídas a partir de compromissos programáticos que apontem soluções para os principais problemas vividos pela população nos municípios. Defendem também a participação ativa dos movimentos sociais do Maranhão na formulação de propostas.
Alianças – Na semana passada o PC do B iniciou as discussões com o PT, partido com o qual mantém uma política de alianças desde 1989. Numa primeira rodada, reuniram-se os presidentes estaduais Gérson Pinheiro, do PC do B, e o deputado Domingos Dutra, do PT. O suplente de deputado estadual do PC do B, Júlio Guterres, também participou da reunião em que os presidentes manifestaram o interesse dos seus partidos em construir uma aliança.
As direções municipais dos dois partidos em São Luis também se encontraram na semana passada. Os presidentes do PT, Fernando Magalhães, e do PC do B, Márcio Jerry, disseram que a reunião abriu um processo de negociações entre os dois partidos, ressaltando que tratava-se apenas de um primeiro passo, portanto, sem nada conclusivo “mas com muita vontade política de construir a unidade”.
Ontem foi a vez do PPS  ser procurado pelo PC do B. O deputado Flávio Dino anunciou a sua pré-candidatura ao Governador em Exercício,  Pastor Luís Carlos Porto, e solicitou a abertura de negociações com o PPS. O PC do B também retomou as negociações com o PSB, com quem se reunirá amanhã à tarde.
O presidente estadual do PC do B, Gérson Pinheiro, diz que a disposição do partido é dialogar “até a exaustão” com todas as forças políticas progressistas. “É muito salutar que debatamos nossas idéias e projetos para 2008 com paciência e respeito mútuo, pois assim certamente encontraremos pontos de unidade que balizem uma caminhada comum”, opina.