Edmilson, Gusmão e Roberto tomaram posse no dia 1º

No dia 1º tomaram posse três parlamentares comunistas do Rio de Janeiro. O deputado federal Edmilson Valentim assumiu o cargo na Câmara Federal, Fernando Gusmão na Alerj e Roberto Monteiro, que pela primeira vez atuará no legislativo, ocupou a vaga de

No dia 1º de fevereiro, o camarada Roberto Monteiro tomou posse na Câmara Municipal do Rio, assumindo a vaga deixada por Fernando Gusmão, que se elegeu deputado estadual. Roberto é vice-presidente do PCdoB da cidade do Rio de Janeiro e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ. Nesta entrevista, ele comenta alguns desafios, que enfrentará durante seu mandato.


Como será a relação do seu mandato com o prefeito Cesar Maia?


 
Roberto Monteiro – No campo institucional será uma relação que busque sempre o melhor para a cidade, através da fiscalização dos atos do executivo e de iniciativas próprias do legislativo como projetos de lei, etc. No campo político nossa posição é a posição do Partido, ou seja, sou um parlamentar de oposição. Infelizmente vamos viver o mesmo problema que o camarada Gusmão, somos oposição diante de um prefeito que consolidou uma sólida maioria e temos uma oposição dispersa do ponto de vista ideológico, já que hoje na Câmara são poucos os nomes com atuação tradicionalmente de esquerda. De qualquer maneira nosso mandato será uma tribuna a serviço dos movimentos sociais e populares.


 
Como você planeja a sua atuação na Câmara e quais as principais frentes de luta que você vai priorizar no seu mandato?


 
Roberto Monteiro – Em primeiro lugar vamos honrar a tradição dos parlamentares comunistas, portanto meu mandato será de luta em defesa dos trabalhadores e do cidadão carioca. No entanto existem alguns temas específicos com os quais já tenho familiaridade por minha atuação profissional como advogado, como a defesa dos direitos dos consumidores e a luta pelos direitos humanos. Mas, como diz o poeta, “o caminho se faz ao caminhar” e o próprio desenvolvimento do mandato pode descortinar novos caminhos de luta política.
 


Em sua opinião o fato de você ser o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ, pode ajudar a sua atuação na Câmara?
 


Roberto Monteiro
– Sem dúvida, inclusive existe na Câmara de Vereadores uma comissão permanente que tem objetivos correlatos com a comissão que presido na OAB. Essa é uma comissão com papel fundamental, pois a grande maioria das empresas investe cada vez mais em publicidade e se preocupa pouco com os direitos dos consumidores. E não estamos falando somente de celulares com defeito, como muitos pensam. Defender os direitos dos consumidores é muitas vezes defender o direito à vida, quando temos que enfrentar, por exemplo, a ganância dos planos de saúde que tudo prometem na hora de fechar o contrato e nas horas mais dramáticas fazem o possível para dificultar medidas urgentes que podem salvar a vida do paciente.