PCdoB/DF se engaja no debate sobre as questões da mulher
Por Márcia Xavier, de Brasília
O PCdoB/DF lança, às 19 horas desta quarta-feira (7), no auditório da CUT-DF, as teses da 1a Conferência Nacional de Mulheres. O evento, que tem se repetido em todos os estados da federação, tem como objetivo
Publicado 06/02/2007 11:54 | Editado 04/03/2020 16:42
A instalação de um fórum específico para discussão sobre a temática da mulher atende aos compromissos assumidos pelo Partido, no ano passado, durante a 11a Conferência Nacional. Para tanto, o PCdoB está realizando etapas estaduais da conferência e Tribuna de Debates, contribuindo assim para o enriquecimento das discussões sobre a questão da mulher.
O documento-base, elaborado pelo Comitê Central, que se encontra em discussão no Partido em todo o Brasil, destaca que, apesar dos avanços obtidos com a Constituição de 1988 sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres, a situação de desigualdade persiste, sobretudo nas áreas econômicas, violência física e moral.
O texto indica ainda que existe uma subestimação da luta contra a desigualdade de gênero, fator que tem dificultado que o partido como um todo assuma essa luta. Além da necessidade de superação desse problema, o PCdoB se preocupa também com a importância do aumento da produção teórica nessa área, criando melhores condições para a ação do Partido e para a consolidação das idéias com referencial no marxismo.
''As mulheres querem viver numa realidade onde seu papel social seja respeitado e valorizado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária''. destaca ainda o texto.
Após os debates das teses, serão escolhidos os delegados proporcionalmente ao número de participantes no processo. Haverá uma cota mínima de 30% para garantia da presença masculina na delegação.