Conferência da Mulher tem lançamento em Goiânia
Na noite do último dia 5, 2ª feira, o PCdoB goiano realizou o lançamento local da Conferência Nacional sobre a questão da da Mulher. O ato foi realizado em Goiânia, na Assembléia Legislativa do Estado, e contou com a participação de dezenas de militant
Publicado 07/03/2007 16:25 | Editado 04/03/2020 16:44
A apresentação do documento-base da Conferência foi feita por Aldo Arantes, Presidente Estadual do PCdoB-GO e membro da Comissão Política Nacional do CC, que ressaltou a importância do evento, afirmando:''O PCdoB de Goiás iniciou desde dezembro do ano passado o debate das teses da Conferência. O lançamento público agora realizado, com a presença de um significativo número de pessoas e lideranças, demonstra o interesse pelo debate do tema, criando condições favoráveis para que essa discussão atinja importantes segmentos da sociedade goiana''.
Presente na mesa da reunião, Eline Jonas, Presidente da UBM, pontuou ser este um momento de grande importância para galvanizar todo o partido a abraçar cada vez mais a luta emancipacionista das mulheres, essa saga histórica que já conta com inúmeras heroínas no Brasil e em todo o mundo na busca de direitos iguais, pela construção de uma sociedade justa, de fraternidade e solidariedade entre homens e mulheres. Lúcia Rincon, Secretária para Assuntos da Mulher do Comitê Estadual do PCdoB, instigou: ''Todos os interessados e interessadas podem e devem participar, contribuir com esse debate, nas reuniões, ou através do portal Vermelho. Até o final deste mês, há a previsão de se realizarem debates em dezenas de Comitês Municipais e bases partidárias, culminando com a Conferência Estadual. A etapa nacional da Conferência será realizada em Luziânia, GO, cidade do Entorno de Brasília, nos dias 29 a 31 de março'' .
Rita Aparecida, Presidente do CPM, disse que o objetivo é ampliar cada vez mais o debate, conquistando a consciência de milhares e milhões de brasileiros e brasileiras para alterar um cotidiano ainda muito desfavorável às mulheres, que são vítimas de violência, discriminação e abusos por todo o país.
Ao final, o dirigente comunista Luiz Carlos Orro declamou para mulheres e homens presentes o poema MULHER, de sua autoria, em homenagem à luta das mulheres. Confira.
MULHER
Você que já foi escrava
E mucama de feitor
Foi súdita de todos os reinados
E virou propriedade
Registrada por sobrenome
Cidadã pela metade.
E já viveu festas e guerras
Invernos e primaveras
E a tantos foi prometida
Em meses de maio sem fim…
Sepultando seus amores
Seus horrores e segredos
Escondendo seus desejos
Torturando-se em seus medos.
Você que enfrenta todas as barras
Seja fora ou entre os seus
Musa, mãe, trabalhadora
Operária, camponesa
Estudante, professora.
Você que ama e sorri,
Você que às vezes chora
Morde os lábios,
Enxuga as lágrimas
E não desiste.
Você é maravilhosa
É sempre algo de novo
É a mulher militante
Mistura de luta e paixão
Com o homem, lado a lado
Em busca da emancipação
(Luiz Carlos Orro)