Lula apresenta no Rio iniciativas de combate à Aids

O presidente Lula participou, no dia 7, da cerimônia de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. Na solenidade, foram anunciadas duas iniciativas do governo federal para o combate à Aids entre as mulhere

O governador do Rio, Sérgio Cabral, presente ao evento, destacou a importância do apoio do governo federal às políticas de prevenção da Aids e DSTs, especialmente aquelas dirigidas às mulheres, e anunciou que vai ampliar a infra-estrutura da Delegacia da Mulher no estado, para estimular as mulheres a denunciarem casos de violência contra elas.




Durante a solenidade, o presidente destacou duas medidas tomadas, no dia anterior, que marcaram a emancipação das mulheres: assinou uma Medida Provisória designando a primeira mulher ministra do Superior Tribunal Militar – Maria Elisabeth Guimarães – e participou da formatura da primeira mulher piloto da Força Aérea Brasileira.




Lula afirmou que o governo federal está disposto a tomar todas as medidas e a apoiar os estados para evitar o avanço da Aids e das DSTs. Segundo a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, de 1995 a 2005 aumentou em 44% a infecção de mulheres pelo vírus HIV. De acordo com a secretaria, a meta do Ministério da Saúde é ampliar para 4 milhões em 2007 e 10 milhões em 2008 a compra e a distribuição de preservativos femininos, e a duplicação do número de mulheres que realizam testes anti-HIV, de 35% para 70%, no país.




O ministro dos Esportes, Orlando Silva, também participou da solenidade, além de diversas autoridades e parlamentares.