1º de Maio: trabalhadores querem desenvolvimento com valorização do trabalho

“Desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho” essa é a principal bandeira defendida unificadamente  pela CUT e outras centrais sindicais no 1º de Maio deste ano.Em Salvador, a comemoração será no Farol da Barra 

A unidade em torno desta bandeira representa um importante avanço e dá força à  concepção e defesa de um projeto de desenvolvimento nacional com soberania e valorização do trabalho, que vem sendo pioneiramente defendido pela CSC, desde a primeira eleição de Lula em 2002.


 


A mobilização por uma agenda de lutas não se encerra no Dia Internacional do Trabalhador. No mês de maio, em todo o território nacional, está prevista a ''Jornada de Lutas de Maio'', que abrangerá os dias 21 a 24 do próximo mês. O  ''Dia Nacional de Mobilização'' em defesa dos direitos sociais será no dia 23/5.


 


Na Bahia, a CUT estimula atos políticos em todo o estado e realiza em Salvador uma  confraternização que pela primeira vez acontece no Farol da Barra .


 


A data vai ser marcada por muita música, homenagens e um ato político com a presença de líderes sindicais, parlamentares, intelectuais e artistas. Pretende-se reunir milhares de trabalhadores em uma festa marcada pela alegria e pelo sentimento de luta.


 


Neste 1º de Maio, o movimento sindical vai reafirmar bandeiras históricas dos trabalhadores: a  valorização do trabalho, moradia digna, redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário, mudanças na política econômica e ações efetivas para a geração de emprego e crescimento do país. Os sindicatos convocam os trabalhadores e trabalhadoras a se mobilizarem contra a Emenda 3 que abre caminho para acabar com as férias, o 13º salário, o FGTS, a licença-maternidade, o vale-transporte, o vale-alimentação, a assistência médica e previdenciária.


 


Homenagem a Che


 


Todo ano no 1º de Maio unificado na Bahia, os trabalhadores e trabalhadoras prestam suas homenagens a personalidades que se destacam na luta por um mundo melhor. O grande homenageado deste ano será o guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, ícone mundial da esquerda e um dos líderes da Revolução Cubana.  Este ano, em outubro, faz 40 anos que Che foi assassinado. Por isso, neste 1º de Maio, ele vai ser lembrado por todos os trabalhadores, como exemplo de resistência e luta.


 


PCdoB no  1º de Maio


 


Os comunistas e as comunistas  estão chamados a participar da organização  dos atos do 1º de Maio reforçando os atos unificados da CUT e sindicatos. Além disso, um importante esforço de divulgação das idéias do partido deve ser feito com o planejamento da distribuição do jornal A Classe Operária especial de 1º de Maio principalmente nas portas de fábrica.