UJS/ MA realiza 1o Seminário Sobre Gênero e Participação Política

A Direção estadual da União da Juventude Socialista (UJS) no Maranhão realiza hoje (5), a partir das 08:00h, no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão, SINDSEP, o 1º Seminário sobre Gênero e Participação Pol

O Seminário vai contar com a participação de um diretor da UNE, da Secretária de Formação da UJS no Piauí e de um professor da Fundação Maurício Grabóis, responsáveis pelo desenvolvimento dos temas do Seminário.


De acordo com a Secretária de Formação da UJS no vizinho estado do Piauí, Tatiane Seixas, a idéia é discutir questões como concepção e as relações advindas do debate sobre gênero e organização política, sobretudo no movimento estudantil que, de acordo com a dirigente do Piauí é o grande berço para a formação de novas lideranças. Tatiane Seixas destaca que serão abordadas questões sobre os sistemas políticos capitalista e socialista e como se enxerga a emancipação da mulher nesses dois regimes.


Tatiane Seixas ressalta que a sociedade vive hoje sob a falsa palavra de ordem do feminismo burguês que tem levado a luta das mulheres ao isolamento quanto a sua organização e participação política. Isso precisa ser encarado como forma de demonstrar que o debate de gênero diz respeito a toda a sociedade e que é uma luta de homens e mulheres, diz a jovem comunista.


O presidente da UJS no Maranhão, Leonardo Cordeiro, enfatiza que o Seminário é para botar o bloco da UJS na rua e reafirmar que a juventude está preparada para encarar temas relevantes como é o caso do gênero. Ao mesmo tempo Leonardo lembra que a UJS está em pleno processo de construção do 50º Congresso da UNE e que o Seminário vai ajudar na organização, potencialização e politização da galera da UJS para a importante  movimentação em torno do congresso e também para o futuro da organização juvenil no estado.       


Marden Ramalho


De São Luís/ MA